20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Nanocelulose vegetal pode tratar queimaduras

2018-06-29 10:02:00

Um estudo produzido pelo pesquisador Washington Luiz Esteves Magalhães, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela mestranda em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Francine Ceccon Claro, mostrou que é possível utilizar a nanocelulose vegetal no tratamento de queimaduras. O produto tem um grande volume na indústria do papel e da celulose e agora pode integrar também a medicina.

Os cientistas utilizaram a nanocelulose para potencializar as propriedades da celulose afim de criar uma película que fosse capaz de tratar a pele queimada. De acordo com Francine, a membrada resultante do processo não tem porosidade e pode ser usada nas aplicações como se fosse uma barreira. “A característica de translucidez favorece o acompanhamento da cicatrização sem a necessidade de retirada do curativo para avaliação da ferida”, explica.

Segundo o pesquisador da Embrapa, a maior vantagem nesse tipo de tratamento é o preço, sendo que o custo de produção da membrana pode ser até mil vezes menor do que um curativo que existe hoje no mercado, contando com uma capacidade de cicatrização muito maior. Além disso, o experimento não desenvolveu qualquer tipo de rejeição quando entrou em contato com a pele.

“O objetivo do trabalho foi desenvolver membranas de nanofibrilas de celulose vegetal com adição de agente cicatrizante e bactericida como calêndula e nanopartículas de prata. A membrana de celulose vegetal é de fácil aplicação e manuseio e apresenta durabilidade e boa aderência à pele lesionada”, diz Magalhães.

A tecnologia ainda terá que passar por testes clínicos para comprovar sua verdadeira eficácia e segurança. A expectativa é de que ela esteja disponível no mercado dentro dos próximos quatro anos.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete