21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

1 a cada 10 homens que fazem sexo com homens tem HIV, diz pesquisa

2018-06-06 16:57:00

Pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, publicada pela revista internacional Medicine, aponta que um em cada dez homens que fazem sexo com homens em Campo Grande está infectado com HIV. Os testes para o vírus foram aplicados em 351 participantes na Capital, dos quais 9,5% deram positivo.

O estudo também foi realizado em Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Ao todo foram entrevistadas 4.176 pessoas. A maioria se autodeclarou gay (83,1%), enquanto 12,9% disseram ser hétero ou bissexuais e 4% se identificou como “outros”. Desse montante, 3.958 aceitou fazer os exames laboratoriais para identicar a presença ou não do vírus.

Campo Grande teve a terceira menor taxa de infecção, atrás apenas da capital baiana, com 8,6% de resultados positivos e Brasília, que teve 5,8%. Na outra ponta da lista, São Paulo tem a maior incidência, com 24,8% de infecção seguido por Recife (21,5%) e Curitiba (20,20%).

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o estudo utilizou de uma metodologia americana que recruta pessoas-chaves (chamadas de sementes) para serem entrevistadas e testadas duas vezes. Essas, por sua vez, indicam outras pessoas com o mesmo perfil e assim por diante.

O artigo diz que nos últimos dez anos, houve um crescimento na quantidade de casos novos registrados entre homens no Brasil, especialmente entre 15 e 24 anos e acima de 60. Somente entre jovens de 15 a 19 anos o índice triplicou de 2,4 para 6,7 casos a cada 100 mil habitantes.

No mesmo intervalo de tempo, os casos de AIDS entre homens que fazem sexo com homens aumentou de 35,3% para 46,2%. Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência do HIV na população geral é de 0,4%.

Em entrevista à Folha, a professora da Universidade Federal do Ceará Lígia Kerr, coordenadora do trabalho, aponta como hipóteses para o aumento da prevalência do vírus HIV no público-alvo do estudo a falta de campanhas preventivas, redução no uso de preservativos e mudanças comportamentais que permitiram, por exemplo, a busca de parceiros por aplicativos (que pode levar a um maior caso de relações desprotegidas).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete