16.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Saiba como guardar comida na geladeira para evitar contaminação

2018-06-02 03:02:00

Através da campanha " SUH: pequenos grandes cuidados", o Servicio Nacional da Seguridad Agroalimentaria (Senasa) da Argentina divulgou uma série de cuidados ao estocar comida na geladeira a fim de evitar doenças transmitidas através de alimentos. Uma das principais enfermidades a serem prevenidas é a síndrome hemolítica urêmica (HUS) que é causada por algumas estirpes da bactéria Escherichia coli.

Para isso é importante organizar a geladeira entendendo que cada alimento tem um lugar determinado a fim de permitir que a temperatura seja uniformemente distribuída, melhorando consequentemente a conservação dos produtos armazenados nela. Outros fatores também devem ser levados em consideração na hora de organizar os alimentos como umidade, ventilação e o estado do alimento guardado.

De acordo com a entidade, os produtos cozidos devem ser armazenados em locais mais acessíveis de acordo com a data de validade destes, sendo que os que expiram antes devem ser colocados à frente dos que tem vida útil mais longa. Os laticínios, ovos e massas podem ser dispostos nas prateleiras do meio, evitando posicioná-los na porta para evitar que eles mudem de temperatura quando abertos.

Um alimento que requer grandes cuidados na hora da armazenagem são as carnes, que precisam ser mantidas em baixas temperaturas por serem muito perecíveis, sendo guardados cobertos de preferência na prateleira que fica na gaveta de vegetais. Já o lugar das frutas e verduras é na parte inferior da geladeira e a porta da mesma é indicada para os condimentos e curativos, que geralmente não exigem temperaturas tão baixas.

A Senasa também recomenda que o refrigerador seja aberto o mínimo possível e por períodos curtos de tempo. Além disso, a limpeza completa do aparelho deve ser realizada a cada 30 dias, salvo em casos de derramamento de produtos, que devem ser removidos imediatamente.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete