Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 22 de Maio de 2018 às 07:24

Genérico de prevenção do HIV fabricado no país chega em breve ao SUS

Previsão é de distribuição já para o segundo semestre.

A Anvisa, órgão responsável por aprovar os medicamentos no País, concedeu o registro do primeiro genérico para prevenção da infecção pelo vírus HIV fabricado no Brasil. A previsão é de que o medicamento comece a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do segundo semestre, por meio de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) que já foi aprovada.

O remédio, composto por duas drogas – entricitabina e tenofovir – em cápsulas, foi desenvolvido pela indústria farmacêutica brasileira Blanver e, quando tomado diariamente, pode ser mais um elemento para redução das chances de se contrair a doença.

A fórmula bloqueia a ação das enzimas que permitem ao RNA se replicar nas células hospedeiras, reduzindo a carga viral no corpo do paciente. A marca ainda irá transferir a tecnologia e o conhecimento para a produção do remédio ao Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), braço da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

E, também, prevê disponibilizar o medicamento para venda em canais privados. Inicialmente o genérico será direcionado, principalmente, aos cidadãos que estão em grupos de risco. De acordo com o Ministério da Saúde, as maiores incidências da doença estão entre homens que fazem sexo com homens (10,5%) e usuários de drogas (5,9%).

Fonte: Campo Grandenews

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Saúde

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.