Gazeta de Amambaí


Domingo, 22 de Abril de 2018 às 23:03

Amambai abriu nessa segunda, vacinação contra a gripe

Vacina estará disponível em todos os postos de saúde. Primeira etapa da campanha abrange cinco grupos de risco, diz coordenadora de imunização.

Clique na Imagem para ampliá-la

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o país. Em Amambai a vacina estará disponível em todos os postos de saúde, diz coordenadora de imunização. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Começou nessa segunda-feira, dia 23 de abril em todo o país, a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde local, Leandra Henning Cichileiro, em Amambai a vacina estará disponíveis em todos os postos de saúde, mas a imunização será realizada respeitando a prioridade em relação aos grupos de risco.

De acordo com a coordenadora, a partir dessa segunda-feira (23) serão vacinados profissionais de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) e professores.

A partir do dia 12 de maio, data em que será realizado o chamado “Dia D”, da campanha, inicia-se a vacinação de pessoas de 60 anos acima e a partir do dia 21 de maio a vacinação será aberta para pessoas portadoras de doenças crônicas, detentos da PAM (Penitenciária de Amambai) e para a população indígena.

“É importante que todas as pessoas que estão incluídas nos grupos de risco acima recebam a imunização”, destacou Leandra Cichileiro.

Segundo Leandra a vacina à ser aplicada na campanha deste ano foi desenvolvida para combater os tipos de vírus que expõe o paciente a maiores condições de risco, como é o caso do H1N1, o H3N2 e o Influenza B, por exemplo.

Segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde, de janeiro até o final de semana já haviam sidos registrados no Brasil mais de 60 casos de morte atribuídos a gripe.

Em Mato Grosso do Sul o caso mais recente foi a morte, na quinta-feira passada, dia 19 de abril, em Naviraí, da advogada Mônica Reis, de 30 anos.

Mônica teria sido vítima do vírus H3N2, segundo resultado divulgado pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul).

Vacina não está disponível nas farmácias

Quem estiver fora dos grupos considerados de risco citados acima e pretender se vacinar não vai encontrar a vacina nas farmácias em Amambai ou na região.

Segundo a coordenação de imunização da Secretaria de Saúde, em Amambai, levantamentos realizados pelo setor indicam que a vacina, para quem quiser buscar a imunização, pode ser encontradas para comercialização em centros em clinicas como a Vaccine Care, em Ponta Porã, a Immunitas Vacinas, em Dourados e no Hospital Santa Rita, em Dourados. O preço da dose varia de R$ 80,00 a R$ 130,00.

Matéria atualizada às 19h57 desta segunda-feira (23).

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Saúde

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.