17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Maconha ou canabinoide sintético? Entenda qual droga é mais perigosa

2018-04-11 07:20:00

Três pessoas morreram após ter relatado o uso de canabinoides sintéticos na região de Chicago e no centro de Illinois, de acordo com o Departamento de Saúde Pública (IDPH, sigla em inglês) do estado americano. Segundo o órgão, 114 pessoas apresentaram efeitos graves após relatar o consumo dessas substâncias.

"Vemos que o número de casos continua aumentando", disse o diretor do IDPH, Dr. Nirav D. Shah. "O IDPH não sabe quanto o produto pode estar contaminado, ou onde está circulando. Pedimos a todos veementemente que não usem canabinoides sintéticos." A nota divulgada pelo departamento disse que encontrou, em algumas amostras, traços de brodifacoum – substância extremamente tóxica e usada como veneno de rato.

De acordo com o químico Guilherme Marson, a maior parte destas drogas sintetizadas de forma clandestina é produzida sem um controle rigoroso contra impurezas, solventes e procedimentos de qualidade.

O IDPH relatou efeitos colaterais graves, além das mortes: tosse com sangue, sangue na urina, sangramento do nariz e das gengivas. Segundo Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, os canabinoides sintéticos são de 80 a 100 vezes mais potentes do que a maconha.

Cannabis x canabinoides sintéticos

Apesar do nome parecido com a cannabis – gênero que inclui três variedades diferentes da planta, a sativa, a indica e a ruderalis –, os canabinoides sintéticos são substâncias produzidas em laboratório e usadas para consumo ilícito.

O professor da Universidade Clemson, John W. Huffman, foi quem iniciou na década de 90 as pesquisas para a maioria dos canabinoides sintéticos que são usados como entorpecentes nos dias de hoje. Ele criou uma série de estruturas para tentar ajudar no tratamento de HIV, câncer, esclerose múltipla. No final, nenhuma delas foi usada para a medicina, mas passaram para o mercado ilegal das drogas.

 

São dezenas de fórmulas, algumas proibidas e outras ainda não detectadas. Os traficantes muitas vezes recriam estruturas parecidas, mas com uma pequena parte da molécula diferente, para se esquivar da fiscalização dos governos. No Brasil, a maioria dos canabinoides são proibidos, assim como nos Estados Unidos.

Mas há semelhaça com a maconha? Tanto a planta quanto a substância em laboratório agem nos mesmos receptores no cérebro – a molécula se liga a eles para desencadear uma reação no interior das células. As estruturas do THC e do canabidiol, no entanto, são bastante diferentes.

Outro ponto é que, geralmente, os usuários também fumam os canabinoides. A substância é espalhada sobre qualquer tipo de planta, que depois é enrolada para tragar.

 

"Não tem nada a ver com a cannabis, com a maconha. É uma substância química que é diluída em um solvente que seja evaporável. Aí essa substância é jogada em uma planta qualquer até secar o solvente. Aí a planta fica impregnada com o princípio ativo agora, que é o canabinoide sintético", disse José Luiz da Costa, especialista da Unicamp.

Efeitos no corpo

De acordo com os especialistas ouvidos pelo G1, os usuários dos canabinoides podem desenvolver:

  • Agressividade
  • Convulsões
  • Perda do raciocínio
  • Hipertensão
  • Taquicardia
  • Tremores no corpo
  • Parada cardiorrespiratória, podendo levar à morte
  • Dependência química

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete