20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dr. Nelson Trad traz palestra educativa ao presídio em Amambai

2018-03-27 16:26:00

Vilson Nascimento

O médico e ex-prefeito de Campo Grande, Dr. Nelson Trad Filho, o “Nelsinho Trad”, realizou uma palestra sobre saúde na manhã dessa terça-feira, 27 de março, em Amambai.

A palestra denominada “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, que visa alertar para a prevenção do câncer de próstata, aconteceu nas dependências da PAM (Penitenciária de Amambai) e teve como público-alvo detentos do regime fechado do presídio local.

Segundo Dr. Nelson Trad, a ação, que faz parte do programa “A saúde + perto de você”, da SES (Secretaria de Estado da Saúde) em Mato Grosso do Sul, visou repassar aos detentos, informação sobre o câncer de próstata, suas consequências e informações sobre como prevenir a doença.

De acordo com o médio a próstata é a segunda maior causa de incidência de câncer no sexo masculino e se a doença for detectada na fase inicial a chance de cura é quase de cem por cento.

“Todos nos homens temos que saber o que é a próstata e o que ela pode causar. A palestra traz exatamente isso, o que é a próstata e informações de como e quando fazer a prevenção e de como proceder para curar no caso de detecção de um tumor maligno”, disse o médico.

Ação não é só nos presídios

De acordo com Dr. Nelsinho Trad, a ação “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, não é exclusiva para internos do sistema prisional.

Segundo o médico, na gestão do governador Reinaldo Azambuja criou-se uma máxima na Secretaria de Estado da Saúde (SES), de se levar atenção à saúde para localidades distantes, onde as pessoas não dispõem ou encontram dificuldades e ter acesso ao atendimento à saúde, como aldeias indígenas, distritos, assentamentos rurais. “Nós levamos a saúde até essas pessoas  para poder dar informação e oferecer o tratamento quando necessário”, disse Dr. Nelson Trad.

Veja entrevista concedida por Dr. Nelson Trad ao A Gazetanews

Segundo Dr. Nelson Trad em Amambai foi firmado uma parceria com o prefeito do município, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o “Dr. Bandeira”, que também é médico ortopedista, para em conjunto com a SES, dar continuidade no trabalho iniciado nessa terça-feira, no estabelecimento penal.

“Essa parceria vai possibilitar que outra etapa do trabalho realizado hoje aqui seja efetivado, que é a realização dos exames de sangue para que a gente possa voltar e ver aqueles que estão alterados, para fazer o tratamento adequado”, disse o médio ao agradecer a receptividade e o apoio prestado pela direção e profissionais do presídio em Amambai para a realização da palestra.

Segundo a direção da PAM, nessa primeira etapa a palestra abrangeu 54 dos 165 detentos hoje recolhidos no setor do regime fechado do estabelecimento penal local.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete