33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

"Maior descoberta em meio século": Cetamina pode ser usada para tratar depressão

2018-03-06 11:28:00

Pesquisadores estão chamando o uso de Cetamina para tratar depressão como "a maior descoberta em meio século". Embora a cetamina seja conhecida popularmente principalmente como uma droga usada em festa, os pesquisadores agora observaram que ela pode ser usada para tratar rapidamente a depressão.

"Imagina que você sai da sala de emergência com uma dor muito forte no pulmão, uma dor tão forte que você mal consegue pensar. E o médico diz ‘aqui está um remédio que, a gente tem usado há 30 anos, funciona em 50-60% dos casos e deve começar a fazer efeito em 4-6 semanas'. Esse é o melhor que podemos fazer", disse Cristina Cusin, psiquiatra e professora assistente da Universidade de Harvard.

A observação de Cusin refere-se a inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRI), uma classe de drogas antidepressivas tipicamente usadas para tratar depressão e transtornos de ansiedade. Os SSRI demoram várias semanas para se tornarem efetivos.

Cusin analisou a pesquisa existente sobre cetamina, cerca de 40 estudos sobre a substância envolvendo imagens cerebrais e publicando suas descobertas na Harvard Review of Psychiatry deste mês. Os resultados de seu estudo revelaram que aqueles pacientes deprimidos que são administrados com ketamina em ambientes clínicos cuidadosamente controlados sofrem mudanças positivas no cérebro, particularmente em áreas que regulam a emoção.

Em dezembro de 2017, pesquisadores que trabalhavam com pacientes deprimidos e suicidas na Universidade de Columbia observaram que o uso clínico de cetamina reduziu os pensamentos suicidas muito mais do que um sedativo usado regularmente. Na verdade, os estados de espírito da maioria dos pacientes melhoraram em menos de 24 horas após serem prescritos a cetamina em situações controladas. necessário, sugere que a droga "absolutamente tem potencial".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete