Gazeta de Amambaí


Sábado, 17 de Fevereiro de 2018 às 16:23

MS não faz repasse e vacina falta nos postos em Amambai

Pentavalente é obrigatória para imunização de crianças a partir das dois meses de vida.

Clique na Imagem para ampliá-la

Apesar de ser indicada para os 2,4 e 6 meses e vida, o atraso na aplicação da pentavalente não trás prejuízos à saúde da criança, diz Secretaria de Saúde. (Foto: Divulgação)

Vilson Nascimento

O atraso na distribuição por parte do Ministério da Saúde fez faltar a vacina pentavalente nos postos de saúde, em Amambai.

A vacina indicada para crianças a partir de dois meses de idade, com repetição aos quatro e seis meses de vida, imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B.

A justificativa do Ministério da Saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde em Amambai para a falta do medicamento, que é distribuído através do Programa Nacional de Imunização (PNI) está relacionada a questões alfandegárias.

Saúde tranquiliza os pais

O Ministério da Saúde não estipulou um prazo específico para voltar a abastecer as redes municipais do país com a vacina, mas a estimativa é que a distribuição se normalize a partir do mês que vem, ou seja, em março.

A diretora de saúde da Secretaria Municipal de Saúde em Amambai, Dirlene Zanetti, tranquiliza os pais ou responsáveis ao informar que a recomendação é que a vacina seja aplicada aos 2, 4 e 6 meses de idade, porém o atraso por determinado tempo na imunização não acarreta nenhum problema ou risco à criança.

Em nota a Prefeitura de Amambai, por meio da Coordenação Municipal de Imunização (CMI), reafirma que a distribuição da pentavalente é exclusiva do Governo Federal através do Ministério da Saúde o município é responsável apenas pela aplicação e o controle da imunização por meio da rede municipal de saúde, portanto não tem meios legais para suprir a falta do medicamento com a compra da vacina, por exemplo.

A Secretaria deverá comunicar quando a vacina estiver novamente disponível nos postos de saúde em Amambai.

Veja a nota emitida pela Secretaria de Saúde em Amambai

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de Imunização vem através desta informar que a vacina pentavalente, no qual faz parte do calendário básico de imunização de crianças, protegendo contra a difteria, tétano, coqueluche, hep B, meningite e outras doenças bacterianas, sendo a primeira dose administrada aos dois meses, quatro e aos seis meses de vida, encontra-se temporariamente a nível NACIONAL em situação de desabastecimento.

No qual o Ministério da Saúde aguarda questões de trâmites alfandegários e liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para que retorne a normalidade do fornecimento das doses. Reforça-se que a Prefeitura Municipal de Amambai, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde tem tido todos os esforços possíveis para garantir a regularidade na oferta desta vacina, que em breve estará disponível em todas as unidades de saúde do município.

 Secretaria Municipal de Saúde/CMI

             Amambai-MS

Fonte: A Gazeta News

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Saúde

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.