13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Veja dicas para evitar os exageros na ceia de Natal

2017-12-24 13:02:00

Diante das delícias da ceia de Natal, é fácil cair em tentação e acabar exagerando. Mas algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o incômodo dos excessos.

Ficar atento já na hora de escolher e preparar os alimentos, não deixar a salada acabar, preferir frutas a doces, optar pelo creme de leite light e bebidas com zero açúcar já ajudam no controle do peso e na saúde, recomenda o nutrólogo Durval Ribas Filho.

Sobre o consumo de álcool, vale lembrar que as bebidas não são isentas de calorias e contribuem para o aumento de peso. Para evitar a ressaca no dia seguinte, a velha dica de ingerir muita água é sempre bem-vinda.

“Aquilo que se diz também de beber com o estômago forrado é verdadeiro e evita desconfortos maiores”, explica Ribas Filho.

Carne magra

Entre as proteínas, vale lembrar que o peru é a opção mais magra. Se possível, é válido fugir de churrascos e de carnes vermelhas mais gordas, como cupim, picanha e alcatra, sugere o nutrólogo.

"Cortar esses alimentos vai preservar a energia e melhorar o metabolismo", diz a nutricionista Lucyanna Kalluf. Ela indica apostar nos filés de peito de frango e de peixe e também nos grãos.

Na hora do preparo, também vale fazer misturas que contribuam para a saciedade. “Colocar castanha no arroz contribui para a saciedade e diminui o índice glicêmico”, recomenda Ribas Filho. “Quanto menos insulina for liberada, melhor”, completa.

Quem não quiser mesmo fugir da dieta, nem na hora da ceia, vale apostar em ovos, recomenda Lucyanna. “A clara tem o aminoácido leucina que ajuda a manter a massa magra e diminui espaço para a gorda. A gema é rica em ômega 3 e é uma ótima fonte de gordura para o equilíbrio da insulina e da glicose, o que regula a compulsão. ”

Na hora da ceia, também valem todas as dicas que pensar nas dicas do dia-a-dia para o controle de peso. Cozinhar com pouco óleo, evitar o sal em excesso e evitar alimentos processados.

Hora da sobremesa

As sobremesas com frutas são mais saudáveis. Se aquele doce com leite condensado for indispensável, a dica de Ribas Filho é pegar só um pedacinho e colocar frutas no restante do prato. “Isso vai aumentar a saciedade e contribuir para que o corpo mate a vontade por serotonina”, recomenda.

O panetone também possui alto índice glicêmico: é farinha branca misturada com muito açúcar e manteiga. Não é recomendado exagerar nem mesmo nas versões light. Apesar de a versão reduzir as calorias em mais ou menos 20%, a redução já se dá sobre um número elevado: uma fatia de panetone de frutas cristalizadas tem em média 270 calorias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete