23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Avisar ou não a um idoso sobre a morte de um ente querido?

2017-12-19 23:01:00

Mês passado, quando escrevi a coluna sobre como falar sobre a morte de um ente querido com as crianças, os leitores levantaram uma questão da maior relevância: e no caso dos idosos, como proceder? Um deles escreveu que a mãe morreu sem saber que um dos irmãos e seu pai haviam falecido, porque os filhos temiam que, por ter pressão alta e sofrido um derrame anos antes, a notícia poderia representar um risco para sua saúde. Aproveitei minha conversa com a psicóloga, psicanalista e especialista em gerontologia Eloisa Adler, sobre como lidar com saudades, perdas e luto nessa época do ano, para tratar do tema.

“É preciso autorizar as pessoas a sentir a dor, mas o que muitas vezes acontece é que a família não sabe como lidar com o sofrimento”, ela ensina. “Os mais velhos já contabilizam inúmeras perdas e isso lhes dá uma relação diferente com a morte. Aceitar não é o mesmo que se acostumar, mas não viver o luto deixa a pessoa com pendências não resolvidas”, acrescenta. Eloisa Adler afirma que os filhos que estão na faixa dos 50 e 60 anos ainda enfrentam novas questões que surgem com a idade: “encarar a velhice dos pais é um grande desafio, pois além da arte de cuidar dos pais velhos, há também o confronto com o próprio envelhecimento. Freud já falava, em ‘O mal-estar na civilização’, sobre os fatores capazes de causar impacto devastador no ser humano – os acidentes da natureza, o declínio do corpo físico e as relações interpessoais”.

Na sua opinião, o preocupante em relação aos idosos é o isolamento: “a dor existe, está posta, mas se a pessoa tiver uma rede de afeto, de amigos e familiares, está mais protegida e pode criar novos vínculos afetivos. Por mais que o tempo fique diminuto com o passar dos anos, não se pode prever sua duração e, até o fim, tudo pode acontecer. O imponderável assusta, mas também é um presente”. É claro que o impacto da notícia sempre provoca uma reação emocional forte, independentemente da idade do indivíduo, mas será administrável se ele estiver tomando a medicação adequada e tiver suas doenças crônicas sob controle. Entretanto, no caso de um idoso em situação de grande fragilidade, é importante consultar o médico que o acompanha para saber se há algum cuidado especial a ser tomado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete