26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Em MS, câncer de próstata já matou 120 homens apenas durante 2017

2017-12-02 19:02:00

O câncer de próstata é o segundo tumor que mais mata os homens no Brasil e, em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) resultou na morte de 120 homens. Conforme a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), a maior parte da população masculina, na faixa etária de risco, nunca passou por uma consulta com um urologista.

"Temos dificuldade de acesso aos homens, principalmente na questão da conscientização da população, já que existe um preconceito, um mito em torno do exame de toque retal. A maior parte da população masculina nunca procurou um médico se quer", frisa o presidente da SBU-MS, o médico urologista João Juveniz.

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina, localizada abaixo da bexiga, atrás da púbis e à frente do reto. Conforme o urologista, a próstata, juntamente com outras duas glândulas, conhecidas como vesículas seminais, produz grande parte do sêmen, fluído orgânico produzido pelos homens.

Por circundar a posição inicial da uretra, a próstata também faz parte do sistema urinário. A partir dos 45 anos todos os homens devem fazer os exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata.

Segundo o médico, para homens que já possuem fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família e homens da raça negra, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.

"Alguns homens possuem fatores que predispõem a doença", afirma. A alteração mais comum da próstata é a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) e alguns sintomas mostram que algo precisa ser investigado.

“Entre os sintomas estão dificuldade para urinar, ardência para urinar, aumento das micções noturnas e gotejamentos após as micções", completa Juveniz, que indica ainda que no caso dos tumores malignos os sintomas podem não aparecer no início.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), são estimados, por ano, cerca de 1,1 mil novos casos da doença em Mato Grosso do Sul para cada 100 mil habitantes. "Mas sabemos que 90% dos casos de câncer de próstata diagnosticados no início apresentam chances de cura. Por isso, os exames preventivos tornam-se imprescindíveis".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete