33.8 C
Amambai
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Amambai atinge meta e zera o estoque de vacina contra HPV

2017-08-23 15:59:00

Vilson Nascimento

Uma ação desenvolvida pela Coordenadoria Municipal de Imunização em parceria com o setor de Controle de Vetores superou as expectativas e garantiu cem por cento de adesão a vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), em Amambai.

O trabalho, que teve a frente da coordenação a coordenadora municipal de imunização, Leandra Henning com apoio da integrante do Controle de Vetores, Joice Aparecida Morlas Silva, consistiu em palestras nas escolas, levando ao público alvo, ou seja,  meninas de 9 a 14 anos e meninos com idades entre 11 e 14 anos, informações sobre o HPV e a necessidade da vacinação para a prevenção em relação a doença.

Segundo Leandra Henning palestra sobre o tema também foi realizada junto aos pais, durante reunião do Programa Vale Renda e a adesão foi maciça.

De acordo com a coordenadora de imunização, cem por cento dos pais cujos filhos ainda não haviam tomado a dose da vacina, assinaram a autorização distribuída pela coordenadoria de vacinação, dando aval positivo para que seus filhos recebessem a vacina contra o vírus HPV.

Segundo Leandra, ao todo foram aplicadas 400 doses, zerando o estoque de vacina. À nível Brasil a meta não foi alcançada e, para não perder a vacina, que tem prazo de validade, o Ministério da Saúde teve que ampliar a faixa etária para 26 anos.

De acordo com Leandra Henning para garantir a imunização contra o vírus o adolescente tem que tomar duas doses da vacina contra o HPV respeitando um período de seis meses entre uma dose e outra.

“Em fevereiro do ano que vem vamos retornar às escolas e aplicar a segunda dose nos jovens vacinados neste mês de agosto”, disse a coordenadora de imunização ao agradecer as equipes das escolas, diretores e professores pela colaboração.

“Sem o apoio dos diretores, professores e das equipes administrativas escolas a ação não teria chegado ao sucesso que alcançou”, ressaltou Leandra.

O que é o HPV?

HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

 

O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus. Conforme o tempo passa, entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão. Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 30 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete