14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Medicamento diminui tempo de tratamento da malária de 7 para 1 dia

2017-06-13 11:02:00

Um novo medicamento pode reduzir de sete para um dia o período de tratamento da malária. Resultados de um estudo realizado de 2014 a 2016 foram apresentados durante uma conferência em Manaus nesta segunda-feira (12). Segundo pesquisadores, a tafenoquina será usada em um único comprimido.

Na 6ª Conferência Internacional sobre Pesquisa de Plasmodium vivax, mais de 400 cientistas discutem os desafios e estratégias para o controle e eliminação do Plasmodium vivax, parasita transmissor do tipo mais incidente de malária no mundo. Segundo um levantamento apresentado por pesquisadores brasileiros, 90% dos casos registrados no Brasil são causados pelo Plasmodium vivax. Os primeiros meses de 2017 em Manaus finalizaram com registro de 1.631 casos da doença.

Medicamento

Wuelton Monteiro, pesquisador da Fundação de Medicina Tropical Doutora Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) explica que, atualmente, o tratamento da malária é com a combinação de duas drogas, a cloroquina e a primaquina, e dura sete dias. Com o novo medicamento, chamado tafenoquina, o tempo de tratamento pode passar de sete dias para um dia.

"A tafenoquina – se for introduzida -, será utilizada em um único dia após o diagnóstico. Essas são as duas únicas drogas conhecidas para uso em humanos que causam a chamada 'cura radical', que é a eliminação completa dos parasitas no organismo. Eliminam, inclusive, as formas latentes que ficam no fígado e são responsáveis pelas recaídas", afirma o pesquisador.

Monteiro diz que o estudo reuniu profissionais de vários países como Brasil, Peru, Índia e Tailândia e a maior parte dos 100 pacientes testados foram brasileiros, por meio da Fundação de Medicina Tropical, em Manaus.

"Mais uma vez Manaus está se destacando na área de pesquisa clínica e mostrando capacidade fazer pesquisas de ponta e drogas que vão revolucionar o tratamento da malária, o controle, e, quem sabe, a eliminação dessa doença", almeja.

A estimativa é que o medicamento esteja disponível para o uso em dois ou três anos, pois ele será registrado e o processo passa por várias fases até ser liberado para comercialização. O medicamento já completou as três fases requeridas de testes, e o próximo passo é o registro do produto.

Doença atinge milhares

Dados do Boletim Epidemiológico Anual de Malária, referentes a 2016, apontam que Manaus registrou 8.455 casos da doença no ano passado.A quantidade de pessoas contaminadas teve uma pequena queda em relação a 2015, quando foram 8.501 caso notificados.

O documento aponta que das 1.017 localidades ativas (áreas urbanas, assentamentos e áreas rurais) de Manaus, 450 apresentaram casos de malária. Destas, 68 concentraram até 80% dos casos e 24 foram responsáveis por 50% dos casos positivos da doença entre janeiro e dezembro do ano passado.

Somente em janeiro de 2017, 2,1 mil casos já tinham sido registrados no Amazonas, conforme levantamento da Fundação de Vingilância Sanitária. A pesquisa não mostrou quais cidades tinham o maior número dos casos registrados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete