32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Zika afeta 5% de bebês de grávidas infectadas, diz centro dos EUA

2017-06-09 06:05:00

O primeiro relatório sobre como o vírus da zika afetou territórios dos Estados Unidos mostrou que 5% das mulheres com infecções confirmadas tiveram filhos com malformações, informam autoridades de saúde dos EUA nesta quinta-feira (8).

O documento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) é o primeiro a incluir números oficiais de Porto Rico, que declarou nesta segunda-feira (5) o fim da epidemia de zika, com base em dados que mostram a queda no número de novos casos.

Os CDC reiteraram nesta quinta a recomendação para que mulheres grávidas não viagem a Porto Rico, lembrando que a zika continua representando um risco para grávidas de lá e em qualquer outro lugar onde o vírus esteja ativo.

"O vírus da zika representa uma ameaça séria para mulheres grávidas e para seus bebês, independentemente de quando a infecção acontece durante a gravidez”, disse a diretora interina do centro, Anne Schuchat.

“Mulheres nos territórios dos Estados Unidos e em outros lugares que tiveram exposição contínua aos mosquitos carregando o vírus da zika estão em risco de infeccção. Nós precisamos continuar vigilantes e comprometidas em prevenir novas infecções pela zika”, afirmou.

Além de Porto Rico, o relatório incluiu dados sobre 1.508 mulheres grávidas infectadas pelo vírus da zika na Samoa Americana, nos Estados Federados da Micronésia, na República das Ilhas Marshall e nas Ilhas Virgens Americanas, do dia 1º de janeiro de 2016 até o dia 25 de abril deste ano.

Dessas mulheres, mais de 120, ou aproximadamente 5%, tiveram filhos com malformações relacionadas à zika, informou o centro em seu relato semanal sobre mortalidade e morbidez.

Entre as mulheres que foram infectadas durante o primeiro trimestre da gravidez, 8% tiveram filhos com problemas associados à zika. Comparado com 15% em um estudo anterior sobre deficiências ao nascimento entre mulheres de Estados dos EUA e de Washington, que foram infectadas, na maior parte dos casos, durante viagens para países afetados pela zika.

 

Aproximadamente 5% das mulheres infectadas durante o segundo trimestre e cerca de 4% das infectadas no terceiro trimestre tiveram filhos com deficiências relacionadas à zika, mostrando que o vírus continua perigoso ao longo da gravidez.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete