Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 17 de Maio de 2017 às 07:23

Carreta do Hospital de Câncer de Barretos atende em Amambai

A carreta do Hospital de Câncer de Barretos vai atender a população de Amambai no período de 22 a 25 deste mês de maio. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, o objetivo é disponibilizar para a comunidade um atendimento de qualidade na prevenção de doenças como o câncer. As pessoas interessadas já podem procurar as unidades básicas de saúde para fazer o agendamento de atendimento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Perius, a gestão do prefeito Dr. Bandeira tem a saúde como foco principal. “E como a prevenção é melhor que qualquer remédio, a Prefeitura fez parceria com o Hospital de Barretos que enviou para cá uma carreta com consultórios e salas de exames para que a população possa ser bem atendida e o mais importante, gratuitamente”, disse Perius.

Ele destacou que a carreta ficará instalada na frente do Hospital Regional de Amambai, com atendimentos sendo agendados para os dias 22, 23, 24 e 25 deste mês de maio. “As pessoas que quiserem fazer os exames bastam procurar as nossas unidades básicas de saúde para agendar o atendimento”, destaca o secretário.

História

A direção do Hospital de Câncer de Barretos ao criar o atendimento através das carretas e ônibus, adotou a estratégia que a instituição já usava quando saia em busca ativa de mulheres para fazerem os exames preventivos de câncer em seus domicílios ou em locais próximos. O Hospital ia até a residência dessas mulheres, na periferia de Barretos, para a realização de exames preventivos de Colo Uterino.

Essa atuação trouxe resultados positivos: do total de mulheres diagnosticadas com câncer, 80% dos casos estavam em estágio inicial - período do desenvolvimento da doença em que a chance de cura é de 90%. Com o sucesso desta iniciativa, o trabalho de prevenção foi estendido para toda a população rural e urbana de Barretos.

O projeto cresceu, ganhou uma estrutura elaborada e começou a atuar não somente em Barretos, mas em outras regiões do país, realizando assim, um trabalho de prevenção de câncer pioneiro na América Latina. Atualmente, o Hospital de Câncer de Barretos possui seis unidades móveis (ônibus e carretas adaptadas). A unidade móvel que vem para Amambai realiza o rastreamento do câncer de mama e colo de útero, através de exames preventivos na população feminina.

O serviço de prevenção diagnostica em média 270 novos casos de câncer de mama ao ano no rastreamento, tratados em sua plenitude ao Hospital de Câncer de Barretos. A instituição segue protocolos internacionais, oferecendo um atendimento integral ao paciente do primeiro exame ao tratamento final, caracterizando uma ação efetiva, com segurança e qualidade no combate ao câncer de mama.

O rastreamento mamográfico, em algumas áreas que o Hospital de Barretos atua, atinge cerca de 70% da população alvo e o diagnóstico precoce atinge a 80% dos casos de câncer, números comparáveis aos rastreamentos europeus. Também serão disponibilizados os exames preventivos do câncer do colo de útero  (Papanicolau).

Fonte: Decom Assessoria Prefeitura

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Saúde

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.