15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Quase metade dos casos notificados de febre amarela foram descartados, diz ministério

2017-05-13 10:15:00

Quase metade dos casos notificados aos órgãos de saúde foram descartados após análise laboratorial para febre amarela, de acordo com boletim divulgado pelo ministério da saúde nesta sexta-feira (12). Das 3.175 suspeitas de pacientes com a doença, 1.787 não tinham relação com a doença.

Os dados foram contabilizados até a última quarta-feira (10). Desde o início do surto, em dezembro do ano passado, 259 mortes foram confirmadas devido à febre amarela, em 116 municípios brasileiros. Outros 47 óbitos estão sob investigação, e 115 tiveram a relação com a doença descartada.

O número de casos confirmados, com comprovação laboratorial para o vírus da febre amarela, chegou a 756. Outros 622 registros ainda estão sendo investigados pelos órgãos de saúde.

De acordo com o ministério, o Brasil vive o maior surto de febre amarela das últimas décadas. Os estados mais afetados são Minas Gerais e Espírito Santo, com 488 e 234 casos confirmados, respectivamente.

Até então, o governo categoriza o surto como silvestre. Isso significa que os pacientes estão sendo infectados em regiões de mata e/ou rurais, com transmissão pelos mosquitos Sabethes e Haemagogus. A febre amarela também pode ser transmitida pelo Aedes aegypti nas áreas urbanas, conhecido devido a dengue, à zika e à chikungunya, mas, de acordo com os órgão de saúde, a doença não chegou às cidades.

"

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete