Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 09 de Maio de 2017 às 21:01

Aprovado programa que estimula diagnóstico de câncer em crianças

Os deputados aprovaram, em segunda votação, a criação de um programa que estimula o diagnóstico precoce de câncer, em crianças e adolescentes, no Mato Grosso do Sul. A intenção é promover uma série de atividades de prevenção e também campanhas de conscientização.

A proposta de autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode torná-la lei estadual ou até vetar a matéria. O programa também prevê a distribuição de cartazes, que informem os sintomas da doença, assim como a importância de se fazer uma avaliação médica.

O objetivo é que em caso de diagnóstico positivo, o paciente já possar dispor do tratamento imediato, o mais rápido possível, para buscar a cura. A autora destaca que a omissão do poder público, principalmente em relaão as ações preventivas, pode levar a morte de crianças e adolescentes, em decorrência da doença.

A previsão é que as informações e campanhas sejam veiculadas em escolas, creches, terminas de transporte coletivo, unidades de saúde, edificações , além de praças e parques. O poder público ficará responsável por capacitar os professores para que possam identificar sintomas, entre os alunos, e fazer o devido encaminhamento para os serviços de saúde.

Também está previsto um programa de apoio psicológico para os familiares e crianças com câncer, tendo uma equipe multidisciplinar à disposição, com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas. Nestas atividades, podem ser feitas parcerias com entidades públicas e privadas.

Fonte: Campo Grandenews

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Saúde

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.