23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Amambai realiza ações preventivas, recreativas e educativas neste dia 8

2017-04-04 15:02:00

A Igreja Presbiteriana do Brasil em parceria com a Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste dia 8 de abril (sábado), várias ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde, transcorrido neste dia 7 de março. Os trabalhos terão início às 7h30min. na sede da instituição religiosa, com encerramento previsto para às 11h30min.

De acordo com as informações da coordenadora de atenção básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Tatianne Perez Both, consta na programação diversas atividades preventivas como Coleta de Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino (Papanicolau) – Enfermeira Eliane Kelly Ribeiro (material ESF Guape – mesa ginecológica, foco e material de consumo); Aferição de Pressão Arterial e teste de glicemia – Enfermeira Dolores Gonçalves (material NASF); Teste rápidos de HIV, Hepatites B e C,Sífilis – Enfermeira Tatiana Scheidt (material Coord. DST/AIDS); Verificação e atualização de Cadernetas de Vacina – Leandra Henninge Cristiane (vacinas e matérias em geral – Coord. de Imunização); Saúde Bucal: orientações de escovação e higiene bucal – Cirurgiã Dentista Juliana Valente (entrega de escovas para as crianças – material Coord. Saúde Bucal); Alongamento e Práticas Corporais – Fisioterapeutas do NASF – Renata Meira e Amanda Figueiredo.

Já na área de recreação, os participantes terão acesso a Biblioteca Infantil Circulante – Ler é Saúde! –Anny Knoblauch Coradini (livros equipe NASF); Atividades lúdicas com as crianças – Profª Cássia Meira.

O evento também terá diversas atividades educativas, começando com informações sobre as Alterações Provocadas por Uso de Chupetas e Mamadeiras – Fonoaudióloga NASF – Gisele Landvoigt; Depressão: o mal-estar da sociedade contemporânea – Psicóloga NASF – Milena Maia; Hipertensão e Diabetes – Enfermeira NASF – Dolores Gonçalves; Alimentação Saudável – Nutricionista NASF – Francielle Perini Zanata; e Ações Educativas de Combate ao Aedes Aegypti.

ORIGEM DA DATA

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. Neste ano, o lema da campanha mundial é “Depressão: vamos conversar”. A depressão afeta não só a pessoa que está com problema, mas os que estão à sua volta: sua família, seus amigos e colegas. Afeta comunidades e sociedades e tem um alto custo social e econômico. Devido ao estigma associado à depressão, poucos querem falar sobre ela.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete