27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Menstruar ou não menstruar? Bem Estar explica os prós e os contras

2017-03-21 08:01:00

Menstruar ou não menstruar? Muitas mulheres optam por interromper a menstruação tomando a pílula direto, mas será que isso afeta a fertilidade? Pílula contínua é uma bomba de hormônios?

No Bem Estar desta segunda-feira (20), o hebiatra Dr. Benito Lourenço explica se a menstruação é necessária para o funcionamento do organismo. Por exemplo, para onde vai, afinal, o sangue que não desce? Já o consultor do programa, o médico ginecologista Dr. José Bento fala sobre a relação da pílula com a endometriose.

Saiba mais

Primeiro, é importante explicar que o sangramento que se tem usando um método anticoncepcional hormonal NÃO É MENSTRUAÇÃO. O que acontece é que a maioria dos contraceptivos tem moléculas artificiais que agem como o estrogênio e a progesterona, hormônios produzidos durante o ciclo menstrual. O sangramento que as mulheres têm no intervalo da pílula é fruto da falta desse hormônio e não uma legítima menstruação. E como não há ovulação, para o nosso corpo, tomar pílula contínua (sem sangramento) ou com pausa (com sangramento), dá no mesmo, além das duas terem a mesma quantidade de hormônios. Esporadicamente, no caso de uma viagem, por exemplo, emendar uma cartela à outra, sem pausa, não tem problema algum.

Então, por que há o sangramento? Para dar segurança à mulher. A pausa da pílula foi uma estratégia de marketing quando ela foi criada, a ideia era fazer com que as mulheres se sentissem mais seguras com o sangramento e aderissem à pílula mais facilmente. Deu certo!

 

Contraceptivos que podem ser usados para não sangrar/menstruar – Pílula anticoncepcional de uso contínuo, injeção trimestral de progesterona, implante embaixo da pele, dispositivo intrauterino (DIU) e o anel com hormônio.

Adolescentes – Geralmente, a menarca é por volta dos 12 anos. No ano seguinte, a menina ainda ovula muito pouco e por isso tem a menstruação com intervalos maiores. Com os anos, os hormônios vão regulando e a menstruação entra no ritmo. Segundo Dr. Benito, nesses 3 ou 4 anos após a primeira menstruação, não é indicado que a menina tome hormônio para suprimir a menstruação pelos seguintes motivos:

– A menstruação é uma forma de saber se o corpo está funcionando da maneira correta. O médico precisa monitorar a saúde, problemas endocrinológicos, nos ovários, no cérebro e até distúrbios alimentares, que podem ser expressados pela menstruação.

– A menina deve vivenciar esse momento e se conhecer melhor. Saber como é o seu ciclo; aprender a fazer o calendário menstrual, entender o volume de sangue, escolher o absorvente e até fazer a higiene correta.

– O estrógeno é um dos elementos que contribuem para a saúde dos ossos. Como na pílula a dose do hormônio é muito menor, não é recomendável que a menina tome muito cedo porque isso pode influenciar na formação óssea.

Essa situação se refere à menina que ainda não é ativa sexualmente. Se ela começar a ter relações sexuais nos anos seguintes à menarca, aí a contracepção entra e ela pode optar por um método sem sangramento.

Benefícios de não menstruar – Na época das nossas avós, elas menstruavam muito pouco porque engravidavam cedo e tinham muitos filhos. Hoje, as mulheres têm filhos mais tarde, portanto, menstruam muito mais. Enquanto nossas avós tinham cerca de 50 ciclos na vida, as mulheres de hoje têm 350.

Em cada ciclo há a fabricação de estrogênio, que é um dos principais responsáveis por problemas como mioma, pólipos, endometriose e câncer de mama. São as doenças do "estrogênio dependente", que estão aumentando. Portanto, tomar pílula é uma forma de proteção contra elas porque, apesar de ter o mesmo hormônio, a quantidade é bem menor.

Os sintomas da TPM também são cessados quando não há menstruação: dores abdominais, enxaqueca, enjoo e cólicas. A mulher também tem menos chance de desenvolver anemia e infecções pélvicas, além do ganho na qualidade de vida, mais disposição e bom humor.

Efeitos colaterais – Apesar de muitos benefícios, o uso de hormônios tem efeitos colaterais, que vão depender de cada paciente e do método utilizado. Os principais são: ganho de peso, acne, queda de cabelo e pele oleosa. Vale lembrar que os métodos podem gerar pequenos escapes de sangue e isso deve ser comunicado ao médico.

Dúvidas frequentes – Interromper a menstruação atrapalha a fertilidade? Inibir a menstruação não causa impacto na fertilidade, nem para o mal e nem para o bem. Algumas mulheres acham que não menstruar preserva os óvulos, mas eles morrem da mesma forma. A menopausa é genética e vai aparecer no momento que está programado, menstruando ou não.

Para onde vai o sangue que não desce? Como não existe a ovulação e nem a pausa nos hormônios, o endométrio (aquela camada que reveste o útero) não se forma, ou seja, não tem sangue algum para descer. O sangue nem se forma.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete