13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Exercício durante a gravidez pode ajudar mulheres obesas a evitar complicações

2017-03-07 11:02:00

Exercícios podem ser uma maneira eficiente para mulheres obesas grávidas diminuírem o risco de diabetes, de doenças relacionada ao aumento da pressão sanguínea e outras complicações, segundo uma pesquisa recente.

"O estudo sugere que uma intervenção baseada em atividade física pré-natal leva a menores custos em saúde e melhores resultados em mulheres obesas", disse Leah Savitsky, pesquisadora da Oregon Health and Science University em Portland, nos Estados Unidos, que liderou o estudo.

Savitsky e sua equipe analisaram pesquisas publicadas anteriormente sobre o efeito do exercício em mulheres grávidas com IMC de 30 ou mais. A faixa normal de IMC é de 18,5 a 24,9; um IMC de 30 ou mais indica obesidade.

Com base em análises desses estudos anteriores, os pesquisadores estimaram o benefício de exercícios para mulheres que são obesas no início da gravidez.

Eles calcularam que, para cada um milhão de mulheres com esse perfil, há 38.176 casos de um problema de pressão alta relacionado à gravidez conhecido como pré-eclâmpsia entre aquelas que se exercitam. Entre as que não se exercitam, o número de casos é bem maior: 113 mil.

O exercício também está ligado a um risco menor de diabetes gestacional. Entre as que se exercitam, há 195.520 casos por milhão. Já entre as que não se exercitam, são registrados 305.500 casos.

 

A pesquisa também relacionou o exercício durante a gravidez a menor risco de nascimentos prematuros e mortalidade materna.

Mulheres grávidas não-obesas também se beneficiam de praticar atividades físicas durante a gestação, porém o índice do custo-benefício é menor nesses casos.

"Com a epidemia de obesidade aumentando em nossa sociedade, talvez devamos voltar nossa atenção para a prevenção de doenças. Não parece ser tarde demais nem para mulheres obesas que adotam uma mudança de estilo de vida que pode reduzir substancialmente seus gastos em saúde", disse Michelle Mottola, da Western University in London, que participou do estudo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete