24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

OMS libera US$ 340 mil para 17 novas pesquisas sobre zika; sete são do Brasil

2017-03-01 07:06:00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibilizará 20 mil dólares para cada uma das 17 pesquisas sobre zika selecionadas pela agência da ONU e seu escritório regional nas Américas.

Sete são de instituições acadêmicas e organismos não governamentais do Brasil, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Gonçalo Cruz, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde.

Com um montante de 340 mil dólares, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seu escritório regional nas Américas — a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) — financiarão a realização de 17 novas pesquisas sobre o vírus zika.

Sete projetos são de instituições acadêmicas e organismos não governamentais do Brasil, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Instituto Gonçalo Cruz, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde.

As investigações científicas abordarão temas que variam da identificação de fatores de risco para transmissão até aconselhamento pré-natal e contracepção. Cada proposta receberá 20 mil dólares da OMS.

As agências de saúde receberam 78 inscrições de pesquisadores e instituições de 19 países. Após avaliação, somente 17 trabalhos foram selecionados, oriundos de sete nações — Brasil, que lidera o grupo com o maior número de pesquisas financiadas, Colômbia (4), Honduras (1), Jamaica (1), México (1), Peru (2) e Venezuela (1).

"O surto de zika desafiou as abordagens convencionais para lidar com as emergências de saúde. É absolutamente essencial apoiar pesquisas que abordem as interações entre transmissão, comportamento e resultados e que nos possam fornecer informações rápidas e oportunas aos encarregados de formular de políticas", afirmou o diretor do Programa Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento em Reprodução Humana da OMS, Ian Askew.

"Esses projetos de pesquisa são cruciais para melhorar nossa compreensão da dinâmica da epidemia de zika e as possíveis soluções de saúde pública", acrescentou o subdiretor da OPAS, Francisco Becerra.

A verba disponibilizada para as pesquisas veio do programa liderado por Askew, da OPAS e também do Plano Estratégico de Resposta ao Zika da OMS.

Outro parceiro que possibilitou o financiamento foi o Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da agência global de saúde.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete