30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Butantan receberá verba federal para retomar produção de 4 vacinas

2017-02-08 16:02:00

O Ministério da Saúde firmou uma parceria com o Instituto Butantan para fornecer uma verba de R$ 54 milhões que deverá ser aplicada na modernização das fábricas do instituto que produzem vacinas contra difteria, tétano, coqueluche (pertussis) e hepatite B.

A produção dessas vacinas estava interrompida desde o final de 2012 por causa da necessidade de readequacões das fábricas às novas exigências de Boas Práticas de Fabricação pela Anvisa, estabelecidas em 2010.

Com as obras de readequação, o instituto deve retomar a produção de quatro vacinas: de difteria e tétano adulto (dT); difteria e tétano infantil (DT); difteria, tétano e pertussis (DTP) e hepatite B

"Diretor"Diretor

Diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, assina acordo firmado com Ministério da Saúde para recebimento de R$54 milhões do governo federal (Foto: Mariana Lenharo/G1)

 

Desenvolvimento de novas vacinas

 

Além de retomar a produção de vacinas já existentes, a parceria também vai permitir a produção de doses para testes em humanos de uma vacina inédita desenvolvida pelo Butantan: a vacina de coqueluche celular de baixa toxicidade, que vem sendo chamada de pertussis low.

Hoje existem dois tipos de vacina contra coqueluche: celular e acelular. No Brasil, crianças recebem a acelular, que tem menos efeitos colaterais, e adultos recebem a celular. A Europa usa a versão acelular também para adultos. Mas ela tem se mostrado ineficaz a longo prazo.

O diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, explica que a vacina atualmente em desenvolvimento será tão eficaz quanto a vacina celular hoje disponível, mas terá menos efeitos colaterais associados. "O que fizemos foi um processo industrial em que a gente diminui a toxicidade da bactéria e pode utilizá-la tanto para criança quanto para adulto, conferindo proteção por muito tempo." Segundo Kalil, esta vacina é inédita no mundo e é aguardada pela comuniade internacional.

 

A verba também vai permitir a retomada de um projeto de desenvolvimento de uma vacina nacional pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, e Haemophilus influenzae tipo b (Hib) – em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete