16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campanha mobiliza UFGD para doação de sangue e medula óssea

2017-02-01 02:01:00

De 14 a 16 de fevereiro, os estudantes da UFGD estão convidados a participar da Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores de Medula Óssea, organizada pela Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proae) em parceria com a Unidade de Suporte à Urgência (USU) e o Hemocentro.

O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a doação de sangue em Dourados, especialmente na época anterior ao feriado de Carnaval, quando diminui a quantidade de doadores e aumenta a demanda do Hemocentro.

Além dos estudantes, os servidores da UFGD e a comunidade acadêmica da Uems também estão convidados a participar da campanha.

Para facilitar o acesso ao Hemocentro, a campanha vai fazer o transporte dos interessados em doar, com saída do ônibus às 7h30, em frente do Centro de Convivência da UFGD. Os doadores receberão um certificado emitido pela Pró-reitoria como forma de registrar e valorizar o envolvimento na campanha, mas não haverá abono da falta.


Por conta das vagas limitadas (40 por dia), a USU fará as inscrições e também dará as orientações sobre os critérios básicos para ser doador, como por exemplo, pesar mais de 55 quilos. Já entre as recomendações estão não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação (para quem bebe com moderação) e não fumar uma hora antes e uma hora após a doação.

Para o cadastro de doadores de medula óssea, basta levar os documentos pessoais. Quando surgir um doente compatível, o doador será consultado para decidir quanto à doação. Após sua confirmação, outros exames serão necessários e o estado de saúde do doador será avaliado. Só então ele deverá deslocar-se até um Centro de Transplante de Medula Óssea designado pelo REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), onde será feita a doação. Não haverá despesas para o doador.


Mais informações

Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis: 3410-2731 e http://[email protected] Hemocentro Regional de Dourados: 3424-0400 / 3424-4192 e http://[email protected]

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete