24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pesquisadores identificam mais de 500 proteínas modificadas devido ao zika

2017-01-24 09:04:00

Uma parceria entre universidades e instituições de pesquisa do Brasil conseguiu identificar mais de 500 proteínas que são modificadas devido à ação do vírus da zika no cérebro humano. De acordo com o professor Stevens Rehen, que assina o artigo publicado nesta segunda-feira (23), a descoberta pode ajudar a criar novos alvos de terapia contra a infecção antes da morte das células.

O mesmo grupo de pesquisadores já havia percebido que as células-tronco neurais morriam até uma semana após a infecção pelo vírus da zika. Desta vez, eles resolveram entender como as células reagiam antes de morrer.

"Mosquito"Mosquito

Mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya (Foto: Felipe Dana/Arquivo/AP Photo)

Para conseguir isso, usaram “minicérebros” precoces, em fase inicial – em laboratório, é feita uma reprogramação celular por meio de células-tronco. Pequenas estruturas de neurônios crescem e recriam, em certa medida, o funcionamento do órgão mais complexo do corpo humano.

O grupo coletou o vírus da zika de um paciente brasileiro e o usou para infectar tais “minicérebros”. Comparando células infectadas e não infectadas, eles observaram a expressão gênica e das proteínas. Os cientistas analisaram as características das células pouco antes de morrer para entender como o zika compromete o cérebro fetal – identificando mais de 500 proteínas modificadas. 



"O principal fato do trabalho é ter chegado a este mapa de 500 proteínas que são úteis como pistas para se buscar estratégias de entender, primeiro, como funciona todo o processo degenerativo causado pela infecção, mas também tentar buscar formas de reverter", disse o professor Stevens Rehen.



A pesquisa é uma parceria de especialistas do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Campinas (Unicamp), Instituto Evandro Chagas, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Pará.

 

""""

"Minicérebros" são criados para diversas pesquisas sobre doenças, como o autismo e a zika (Foto: Reprodução)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete