21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Anvisa concede registro de teste único da Fiocruz para zika, dengue e chikungunya

2016-12-22 08:03:00

A Anvisa concedeu o registro para o primeiro teste que permite o diagnóstico simultâneo para os vírus da zika, dengue e chikungunya, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O chamado Kit ZDC funciona por PCR — detecção de segmentos de material genético do vírus — e o resultado sai no mesmo dia.

Segundo a Fiocruz, os primeiros lotes que irão ao Sistema Único de Saúde (SUS) já estão sendo produzidos, e as entregas serão feitas conforme demanda do Ministério da Saúde. A aprovação do registro foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (19).

No teste, os cientistas coletam o sangue de um paciente com sintomas. Adicionam ao vírus o que chamam de partíula calibradora, um vírus com características semelhantes, produzido na Fiocruz, que não é infeccioso. A partir daí, é feita a extração do RNA, o material genético do vírus, que vai mostrar qual é o virus que está causando os sintomas.

O kit pode ser usado para o diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um dos vírus separadamente. Além de acelerar o diagnóstico das doenças, pode representar uma economia aos cofres públicos.

Ele foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), sob coordenação do Ministério da Saúde.

O Bio-Manguinhos pode produzir entre 120 e 240 kits por mês, o que significa quase seis mil resultados de testes em pacientes, de acordo com reportagem do Jornal Nacional.

Zika, dengue e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

"Mosquito"Mosquito

Mosquito Aedes aegypti (Foto: Paulo Whitaker/File Photo/Reuters)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete