15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Veja dicas práticas para o uso de repelentes

2016-10-25 09:07:00

Está chegando a temporada do calor, chuva e a água que se vai acumulando nos restos de lixo deixados pelo descuido irresponsável: eis aí a combinação ideal para a proliferação dos mosquitos que transmitem as já conhecidas doenças – febre amarela, dengue, zika, e chicungunya-  que nos acometem e podem matar.

O grande problema é que de tanto que se fala e já se falou nisso, ninguém mais presta  a devida atenção. Como se tudo fizesse parte da nossa vida de todo o dia e, portanto, fazer o quê?

Neste caso, a primeira e mais urgente providência a tomar é afastar da cabeça este tipo de pensamento conformista. Há, sim, muito o que fazer. Cuidar de não deixar água acumulada e usar repelentes são duas excelentes formas para garantir a saúde e a vida: não só a sua, mas também  a das pessoas que vivem perto de você.

Por isso, aqui vão 10 dicas práticas de como usar corretamente os repelentes:

1. Aplique o repelente em todas as áreas expostas do seu corpo. Exatamente como se você estivesse se “pintando” com uma tinta colorida qualquer. Nenhum milímetro de pele pode ficar sem a proteção. Para isso, utilize a quantidade de repelente suficiente. Não desperdice nem economize demais.

2. Evite o contato do repente com os olhos, nariz e boca. Uma boa dica para passar no rosto é colocar o repelente nas mãos e na sequencia aplicar com cuidado na face.

3. Se for usar maquiagem ou protetor solar, coloque-os primeiro. O repelente deve ser aplicado depois.

4. Evite utilizar o repelente na hora de ir para a cama. O atrito da pele com o lençol pode tirar a proteção do repelente. Além disso, o lençol funciona como uma barreira ao cheiro do repelente, que deve evaporar ao seu redor. Você supõe estar protegido e pode ser picado. Por isso, à noite, para dormir, utilize telas nas janelas, mosquiteiros ou protetores de parede.

5. Alguns repelentes podem ser utilizados nas telas, mosquiteiros e nas roupas.

6. Os repelentes devem ser reaplicados com a frequência determinada pelo fabricante. Leia no rótulo da embalagem.

7. Reaplique o repelente se você entrou na água ou se suou demais.

8. USO EM CRIANÇAS: siga as instruções do fabricante e as orientações do seu pediatra quanto às faixas etárias indicadas para o uso dos repelentes. Lembrem-se que bebês com menos de 2 meses de idade NÃO devem utilizar estes produtos. Para eles, a proteção com telas e mosquiteiros nos berços é a mais indicada.

9. IDOSOS, GESTANTES e PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: converse com o médico para assegurar que nenhum problema de saúde específico impede o uso dos repelentes. Em geral, estão liberados para todas as pessoas. Não esqueça de reaplicar sempre que necessário.

10. Evite o uso de perfumes. Os insetos são atraídos por cheiros interessantes e podem chegar mais perto de você.

Vale lembrar que os 3 tipos de repelentes recomendados pela OMS são os que contém como princípio ativo a Icaridina, DEET ou IR3535.

Nunca se conforme com doenças que podemos evitar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete