19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Campanha de vacinação contra a dengue atinge apenas 31,8% do alvo

2016-09-19 18:01:00

"PassosEstimativa do governo estadual é de que 341 mil pessoas ainda não foram imunizadas no Paraná (Foto: Reprodução EPTV)

A campanha de vacinação contra a dengue no Paraná atingiu 31,8% do público-avo, conforme os dados divulgados pelo governo estadual nesta segunda-feira (19). A estimativa é de que, pelo menos, 341 mil paranaenses ainda não foram imunizados. Até o momento, 159 mil pessoal receberam a primeira dose da vacina.

O público-alvo pode tomar a vacina até sábado (24) nos 30 municípios participantes da campanha, que é gratuita. *Veja a lista no final da reportagem.

De acordo com o governo estadual, as doeses estão disponíveis em mais de 160 unidades de saúde. A campanha começou no dia 13 de agosto e foi prorrogada, devido à baixa procura. Inicialmente, ela iria até 3 de setembro.

Meta

A meta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) é imunizar 80% do público alvo, que é formado por pessoas entre 15 e 27 anos de idade. Apenas em Assaí e Paranaguá, onde a incidência da doença é maior, a vacina será aplicada em moradores com idade entre 9 e 44 anos.

Ao todo, 500 mil doses da vacina foram disponibilizadas para esta primeira etapa da campanha. Foram investidos foram investidos R$ 50 milhões para a compra destas doses.

Em um ano, entre agosto de 2015 e agosto de 2016, o Paraná teve 56.351 de dengue confirmados. Desse total, 61 pessoas acabaram morrendo com a doença, apenas neste ano. A cidade com mais casos e óbitos foi Paranaguá, no litoral, onde 30 pessoas morreram.

Para ter direito à dose, é preciso fazer um cadastro no site da Secretaria da Saúde. Em seguida, basta procurar uma unidade de saúde e tomar a primeira dose da vacina, que tem ainda outras duas doses para garantir a imunização completa.

Veja a lista de cidades onde a vacina está disponível

A vacina contra a dengue está disponível para os moradores de: Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Assaí, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete