16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vacinação contra a dengue deve ser feita no inverno

2016-09-05 10:02:00

Os casos confirmados de dengue quase duplicaram (96% de aumento) no Mato Grosso do Sul de janeiro até o final de agosto deste ano com relação ao mesmo período do ano passado. Foram 58.136 notificações, contra 29.638 em 2015, ano em que o número de casos já havia crescido 338% com relação ao ano anterior. E o número de mortes pela doença, nestes oito primeiros meses (17) de 2016, já supera as registradas em todo o ano passado (16). No estado a vacina vem sendo aplicada de forma gratuita em Campo Grande.

A primeira – e até agora única –vacina contra a dengue, disponível na rede privada desde junho, reduz em dois terços a possibilidade de contrair a doença e em 93% os casos de maior gravidade, que exigem hospitalização. Sua eficácia sobe para 82% em caso de pessoas que já tiveram a doença, que são justamente aquelas mais suscetíveis de se tornarem casos graves. Ministrada em três doses com intervalo de seis meses, a vacina oferece proteção crescente desde a primeira dose. Por isso, para que a população esteja protegida na próxima temporada de altas temperaturas, quando aumenta a incidência da doença, a recomendação é iniciar agora o esquema de vacinação contra a dengue.

Indicada para a população de 9 a 45 anos, a vacina desenvolvida pela Sanofi Pasteur foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como parte da estratégia para atingir a meta de reduzir pela metade as mortes por dengue e em 25% os casos da doença nos países onde a doença é endêmica. Fruto de duas décadas de pesquisas e de estudos clínicos em 15 países, a vacina já obteve registro em cinco desses países (Brasil, México, Filipinas, El Salvador e Costa Rica), estando em análise em diversos outros.

O Brasil é um dos países mais atingidos pela dengue: enfrenta epidemias desde 1986, tendo vivido o ápice da doença em 2015, com 1,6 milhão de casos. Este ano, até 9 de julho de 2016 foram registrados 1,4 milhão de casos no país, sendo 639 casos graves e mais de 400 óbitos. Embora a incidência da doença no país tenha se reduzido ligeiramente este ano, no Mato Grosso do Sul o número de casos cresceu 96%.

Um estudo coordenado pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães-Fiocruz Pernambuco e Universidade de Pernambuco estimou que a dengue custou ao país entre setembro de 2012 e agosto de 2013 – antes do ápice da doença — R$ 3,9 bilhões de reais (1,2 bilhão de dólares) entre custos médicos e custos indiretos (queda de produtividade e faltas ao trabalho e à escola).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete