22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde pede prevenção da população em relação a gripe, em Amambai

2016-07-12 17:08:00

Vilson Nascimento

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica do município pedem a colaboração da população em relação a gripes, em Amambai.

Além do H1N1 ou Influenza A, que na semana passada provocou uma morte no município, também já tem registro de caso do vírus Influenza B, outra variedade de gripe considerada de maior potencial ofensivo ao organismo humano e outras variedades de gripes.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Sinthia Maciel Neves, tanto esses dois quanto dos demais tipos de vírus relacionados à gripe são comuns nessas épocas do ano e todos, dependendo da imunidade da pessoa infectada, se não tratada da forma correta, podem levar a complicações e inclusive a óbito.

No caso do Influenza B e principalmente o Influenza A ou H1N1 como é conhecido, os sintomas são mais devastadores para o organismo, motivo pelo qual representam uma ameaça maior ao paciente infectado, inclusive em pessoa que não estão inclusas no considerado grupo de risco.

De acordo com a coordenadora, o melhor caminho para evirar o contágio pelo vírus é adotar as medidas preventivas adequadas (ver no quadro), já que a vacina é desenvolvida ano a ano para combater um tipo específico de vírus, no caso de agora, o H1N1, mas não deixa a pessoa imune a outras variedades de gripe.

A Vigilância Epidemiológica também orienta as pessoas que apresentarem sintomas mais intensos a procurar atendimento médico.

90% do grupo de risco estão imunizados, diz Saúde

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em 2016 Amambai atingiu a meta de vacinação e 90% das pessoas consideradas dentro do grupo de risco, ou seja, gestantes, crianças de 2 a 4 anos, idosos e mórbidos, foram imunizadas contra o H1N1.

De acordo com o secretário de saúde do município, Sérgio Perius, praticamente a totalidade da população indígena do município também já foi imunizada.

O secretário informou que em uma primeira remessa Amambai recebeu 18.390 mil doses de vacina e em uma segunda etapa foram destinadas ao município mais 530 doses.

Com isso a Secretaria disponibilizou vacina aos professores das redes municipal e estadual de ensino atendendo a uma solicitação do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e conseguiu ampliar a vacinação além do público alvo inicial.

Veja dicas de prevenção ao H1N1 e outras variedades de gripe:

*Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;

*Utilizar lenços descartáveis;

*Deixar o ambiente sempre ventilado;

*Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

*Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

*Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

*Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;

*Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete