31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS registra 72 mortes por gripe, 148% mais do que recorde anterior

2016-07-07 06:02:00

Mais cinco mortes em uma semana e as estatísticas da gripe em Mato Grosso do Sul, no ano que já registra recorde de casos da doença, continuam subindo. São 72 mortes registradas até agora, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde, número que já é 148% maior que o maior registrado até então, em 2014.

As cinco mortes que ocorreram entre os dias 29 de junho e hoje foram em decorrência da gripe A, a H1N1 ou gripe suína, nome mais popular dado à doença. Pelos dados oficiais atualizados, foram 1 caso em Campo Grande, onde são 19 neste ano, 2 em Jardim (total de 4), 1 em Maracaju (total de 3) e 1 em Três Lagoas (total 3).

Em todo o Estado, são até o momento 786 casos confirmados de gripe A e 76 de infecção pelo vírus tipo B. Na semana anterior, eram 746 e 55 os respectivos números.

Desde 2009, quando a ‘gripe suína’ foi identificada, o maior número de casos em Mato Grosso do Sul havia sido 29, em 2014. Para se ter uma ideia, em 2015 inteiro as estatísticas mostram apenas sete registros.

Um dos problemas enfrentados no sistema público de saúde, além do atendimento precário nos postos, envolve a falta de vacinas para atender toda a população. Apenas grupos considerados prioritários passaram por campanha de imunização, ainda assim alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) e investigação policial por suspeita de sumiço de doses diante da vacinação de pessoas fora destas camadas consideradas de risco.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete