20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Paciente com câncer de cólon no lado esquerdo vive mais, diz estudo

2016-05-20 14:38:00

Pacientes com câncer de cólon metastático, desenvolvido no lado esquerdo do cólon, têm maior sobrevida e mais chances de tratamento que quando desenvolvido no lado direito, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em San Francisco, divulgado na quarta-feira (18).

Os resultados, divulgados no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia (ASCO), sugerem que câncer de cólon não é na verdade uma, mas uma série de doenças diferentes. Assim, cada lado em que ele se desenvolve tem um tratamento diferenciado.

"Pesquisas anteriores sugeriram que a localização do tumor poderiam afetar os resultados clínicos, mas os efeitos que observamos neste julgamento parecem ser muito maiores do que esperávamos. Isso poderia mudar a maneira que o câncer do cólon é tratado", disse Alan P. Venook, principal pesquisador do estudo.

O estudo começou em 2004 e envolveu 293 pacientes com tumores surgidos do lado direito e 732 pacientes com tumores do lado esquerdo. Em média, aqueles com câncer no lado esquerdo tiveram sobrevida de 33,3 meses, enquanto as pessoas com tumores no lado direito sobreviveram 19,4 meses.

“Este é o maior estudo sobre câncer colorretal até o momento, e sugere fortemente que este fator inesperado poderia responder a algumas perguntas sobre por que certos pacientes reagem melhores do que outros", disse a presidente da ASCO, Julie M. Vose.

"Esta é realmente uma grande diferença", disse Venook. "O câncer do lado direito e do lado esquerdo do cólon surgem a partir de diferentes tecidos no embrião, por isso não deveria ser surpresa que eles são diferentes biologicamente”, completou.

 

Os pesquisadores também observaram um determinado tratamento oferece menor eficácia para os pacientes cujo câncer se originou no lado direito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete