19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Faça as pazes com a cutícula: entenda a importância e saiba como cuidar

2016-05-13 19:02:00

A cutícula é uma proteção das unhas, funcionando como barreira natural contra traumas e infecções por bactérias e fungos. Quando é retirada profundamente pode trazer prejuízos à matriz da unha, como deformações, além de deixá-la enfraquecida. "As mulheres que tiram [as cutículas] com frequência deixam a região exposta por muito tempo, e isso pode desencadear processos inflamatórios e micose no canto da unha", diz Thais Pepe, médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Hidrate Hidratando as cutículas, elas ficam mais maleáveis e fáceis de empurrar para dar espaço para a unha aparecer. Não é necessário removê-las com alicate. "O ideal é optar sempre por empurrá-las delicadamente com um palito de laranjeira ou similar após a hidratação, e depois esmaltar as unhas como de costume. A vantagem de hidratar e empurrar as cutículas é que este procedimento é menos agressivo do que a retirada por completo e, por isso, diminui os riscos de infecções", explica Thais. Para Josy Rodriguez, manicure do salão Marcos Proença, de São Paulo, esmaltar as unhas sem retirar as cutículas é uma rotina cada vez mais comum. "Se o preparo for bem feito, a diferença na hora de esmaltar é mínima e não interfere no resultado", garante.

Vitaminas Entre as vitaminas mais indicadas para cuidar da região estão a Vitamina E e a queratina, pois fortalecem e nutrem as unhas e cutículas. "É muito importante cuidar das unhas e manter as cutículas sempre hidratadas, pois elas se tornam fracas e quebradiças quando estão ressecadas", lembra a dermatologista Thais Pepe. Para Tatiana Gabbi, médica assessora do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cremes ricos em ceramidas e silício orgânico são outras boas opções. "Assim como a Vitamina E, essas substâncias hidratam as cutículas e as tornam transparentes, o que pode dispensar a retirada das mesmas", diz.

Técnicas Aplique óleo ou creme hidratante específico para cutículas e, com uma espátula ou palitinho, empurre a pele, não a retire. É legal lembrar de hidratar não somente na hora da manicure, mas ao longo da semana. "Se a hidratação for um hábito de rotina vai ser muito mais fácil para a manicure na hora de empurrar, além de evitar lesões", diz Antonia Araújo, manicure do salão Esmell Leblon, localizado no Rio de Janeiro.

Ingrediente especial A manicure Carmen Luiz, que atende no salão MG Hair, também da capital paulista, indica para suas clientes queratina líquida para hidratação profunda, mas até o azeite de oliva extra virgem pode ajudar. "É só passar uma gotinha em cada cutícula, massagear, remover bem com água e esmaltar logo em seguida", ensina Carmen. O resultado esperado será o de cutículas hidratadas e menos incômodo e vontade de retirá-las por completo.

Óleos e cremes para cutículas encabeçam a lista dos produtos mais eficazes. O óleo consegue penetrar profundamente, enquanto os hidratantes em creme oferecem uma hidratação mais superficial. "Mas também é muito importante aliar esses cuidados com uma boa alimentação e hidratar-se com água sempre", lembra Thais Pepe, médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. No entanto, Tatiana Gabbi, médica assessora do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, faz o alerta: "óleos e cremes podem deixar cabelos e pele oleosos, portanto são recomendados à noite, antes de dormir. No dia a dia eu prefiro indicar géis com ação hidratante, que são mais práticos".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete