21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Terapia de casal funciona? Entenda como o método pode ajudar

2016-04-18 13:02:00

Para quem vive uma relação de muitos anos, o desgaste na rotina é algo comum. Do mesmo modo, também é natural que aconteçam brigas e que os dois passem por um momento de instabilidade. Quando isso acontece, a primeira indicação é buscar ajuda especializada. Mas será que terapia de casal funciona? A ciência diz que sim.

Pesquisa aponta que terapia de casal funciona

Muitos casais que enfrentam problemas no relacionamento resistem à ideia de buscar ajuda externa. Se você é do grupo que ainda se pergunta se a terapia de casal funciona, a resposta pode estar em uma pesquisa publicada no Journal of Consulting and Clinical Psychology.

De acordo com o estudo, ela pode ser bastante efetiva. Para chegar a essa conclusão, foram analisados 134 casais, grande parte entre os 30 e 40 anos de idade e pouco mais da metade já com filhos. Houve uma seleção bastante rigorosa: foram escolhidos para o experimento apenas aqueles que estavam realmente angustiados com a relação e desejavam buscar uma solução para melhorá-la.

Os casais participaram de 26 sessões de terapia durante um ano. Foram duas as abordagens feitas:a primeira mais tradicional, focada em mudanças positivas – como melhorar a comunicação entre os parceiros – e a segunda uma terapia integrativa, focada nas reações emocionais e não apenas no que levou a elas.

Quando essas sessões chegaram ao final, aproximadamente 66% dos parceiros noticiaram melhoras significativas em seus casamentos – enquanto os restantes não tiveram tamanho êxito. A partir daí, psicólogos acompanharam os casais em sessões a cada seis meses, até completarem cinco anos após o tratamento intensivo.

Ao final desses cinco anos, 50% dos casais noticiaram que estavam muito melhores do que se encontravam antes do tratamento. Para 25% deles, pouca coisa mudou e apenas outros 25% haviam se separado ou divorciado.

 

 

"terapia
A terapia de casal é um caminho para resolver os problemas no relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

 

 

Quando procurar a terapia de casal

Vários rompimentos poderiam ser evitados se as pessoas recorressem à terapia. Mas para que ela seja eficaz, é preciso que os problemas enfrentados pelos casais sejam diagnosticados em tempo. Quanto mais tardar a buscar essa ajuda, menores as chances de solução.

Confira abaixo alguns dos sinais mais comuns capazes de indicar que os parceiros precisam recorrer à terapia de casal:

  • Vocês não falam: grande parte dos problemas que afetam os casais dizem respeito à comunicação equivocada. Eles são ainda mais graves quando sequer há comunicação entre os parceiros
  • Vocês falam, mas sempre de forma negativa: comunicação negativa faz mal ao relacionamento. Geralmente, ela se revela quando um parceiro fala e o outro sente-se julgado, envergonhado, inseguro ou querendo fugir da conversa
  • Vocês têm medo de falar: mais uma vez, o diálogo é o protagonista dos problemas. Se vocês têm receio de trazer questões relevantes da relação à tona para discuti-las, talvez buscar terapia ajude a solucioná-las
  • Você vê o parceiro como um adversário: se esse sentimento está presente dentro de uma relação, está na hora de superá-lo. Realmente, vocês jogam para o mesmo time e jamais podem abrir entre ambos uma rivalidade desnecessária
  • Você cogita um caso extraconjugal: se você anda fantasiando sobre ter um caso extraconjugal, isso possui um significado bastante claro: você quer algo diferente daquilo que está ao seu dispor. Recorrer à ajuda profissional é capaz de auxiliar a ver no parceiro essas qualidades que um dia estiveram presentes – e agora parecem esquecidas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete