13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Importação de carne cresce 50% com retração do setor pecuário

2015-06-14 11:01:00

Com a redução da produção e o consumo interno de carne bovina aquecido, o País aumenta, acentuadamente, a importação do alimento, ao mesmo tempo em que frigoríficos fecham as portas e as exportações despencam. Apenas em Mato Grosso do Sul, dez unidades frigoríficas encerraram as atividades em 2014 e 2015, e, somente neste ano, aproximadamente 2 mil trabalhadores foram demitidos.

Enquanto isso, a compra de carne de outros países, sobretudo do Paraguai, cresce expressivamente. O volume do produto importado pelo Estado triplicou em cinco anos e, em relação a 2014, é 50,2% maior. As importações brasileiras da carne paraguaia, que entrou por Mato Grosso do Sul, dispararam em 113% na comparação entre os cinco primeiros meses deste ano e de 2014.

Para analistas de mercado, esse quadro decorre da baixa oferta interna de gado e do aumento das operações dos frigoríficos brasileiros em outros países, como Paraguai e Uruguai. De acordo com o estrategista de pecuária de corte da Rural Business, Júlio Brissac, os frigoríficos brasileiros respondem, no conjunto, pela maior parte dos abates e das vendas externas da carne produzida no Paraguai. No Uruguai, três grupos brasileiros – JBS, Marfrig e Minerva – são responsáveis por 45% das exportações do produto.

Enquanto elevam as operações em outros países, os frigoríficos brasileiros reduzem a produção interna. Entre outros fatores, esse movimento decorre do menor custo para se produzir fora (especificamente, nos países vizinhos) – a mão de obra é mais barata (por causa da precariedade da legislação trabalhista), a carga tributária é reduzida e outras despesas, como energia, também são, de modo geral, inferiores às do Brasil.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete