18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Manutenção preventiva melhora eficiência energética nos aviários

2015-05-21 15:13:00

A manutenção preventiva, desde a substituição de equipamentos a revisão corretiva da estrutura, é fundamental para a melhora da eficiência energética nos aviários. A informação foi repassada pelo engenheiro mecânico, Andrey Gava Citadin, durante o 3º Encontro Tecnológico da Avicultura, realizado na última quarta-feira (20), no Sindicato Rural de Dourados. O evento foi promovido pela Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pela Avimasul – Associação de Avicultores de MS.

Segundo Citadin, sem as revisões periódicas o produtor rural pode não perceber algum problema pontual e ter posteriormente prejuízos maiores. "Falta iniciativa do granjeiro, talvez falta de conhecimento ou até mesmo treinamento. O foco é mesmo a manutenção, o resto é detalhe. Por isso, eventos como este são fundamentais para disseminar informações e fazer com que o produtor visualize e avalie a situação da sua propriedade", destacou.

O palestrante apresentou no evento as características de um aviário sustentável e que pode ser uma realidade no País. "Com calhas para coleta de água, biodigestor para consumo menor de energia e outros itens, se obtém maior produtividade e menor mortalidade".

A segunda palestra do evento proferida pelo técnico em mecânica, Roque Cansante, falou sobre o 'Uso eficiente da água no controle da ambiência em aviários'. Cansante ressaltou que o uso de filtros de luz é fundamental para garantir que a luz externa não interfira no controle da luminosidade interna dos aviários, considerando a sensibilidade das aves. O técnico falou também do controle climático para aumento da produtividade. "O ideal para a produção é de umidade de 60%. Pouca umidade causa desidratação nas aves", afirma.

Para o avicultor de Sidrolândia, Pedro Luiz Ribeiro Ruano, o evento mostrou que a eficiência de produção está em utilizar o recurso disponível na propriedade. "É possível tecnificar a propriedade e fazer o uso racional de energia. Em nosso segmento, um dos gargalos é a rápida depreciação das tecnologias aplicadas e a remuneração cada vez mais apertada", ressaltou.

Após as duas palestras, houve o debate com os dois palestrantes. Na área externa do Sindicato Rural de Dourados, ocorreu a demonstração de climatizadores de aviários . A Avimasul realizou uma assembleia com os associados, após o evento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete