21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS conclui colheita de soja com 49 sacas por hectare, novo recorde

2015-04-12 19:01:00

A falta de chuva no início do plantio da soja em Mato Grosso do Sul não afetou a produtividade e os agricultores, que colheram 47,3 sacas por hectare na safra anterior, agora colhem em média 49 sacas por hectare, conforme a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

Com a colheita finalizada na última semana, ainda não foi levantado o total colhido, mas a estimativa é 6,8 milhões de toneladas do grão e safra recorde. Com isso, o Estado se mantém na posição de quinto maior produtor de soja do país, segundo o Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

“Com a falta de chuva, muitos produtores ficaram impedidos de semear no período do zoneamento agrícola e por isso houve o atraso de dez dias na semeadura, mas nada que comprometa os bons resultados da colheita”, garantiu o analista técnico da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja de MS), Leonardo Carlotto.

Milho – Com o plantio atrasado por conta da soja, o milho tem 90% da área prevista para a segunda safra já está plantada, o que corresponde a 1,44 milhão de hectares do total de 1,6 milhão estimados para o Estado. O cronograma de plantio está atrasado em média 20 dias, em relação safra passada. Devem ser colhidas 7,5 milhões de toneladas.

De acordo com o departamento técnico da Aprosoja/MS, aproximadamente 30% da área total prevista para esta safra será plantada fora do zoneamento, que encerrou dia dez de março. Na região Sul do Estado, praticamente todos os municípios estão prestes a finalizar a semeadura. Já no Norte, Nova Alvorada do Sul, Costa Rica, Chapadão do Sul a colheita ultrapassa 90% da área total.

Para o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, os resultados das últimas safras são fruto de investimento do produtor e os cuidados no cultivo de grãos. “Mato Grosso do Sul vem puxando recordes na safra de soja e boas lavouras de milho. Graças às condições climáticas do Centro-Oeste, temos o privilégio de cultivar duas safras de milho e lavouras saudáveis de oleaginosa, com poucas ocorrências de pragas e doenças, o que não acontece em todos os Estados”, comentou. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete