23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Chuva pode facilitar a proliferação da ferrugem da soja

2007-01-07 10:15:00

Houve redução da incidência de focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul na safra 2006/07. No entanto, as chuvas esperadas para janeiro em todo o Estado podem reverter à tendência de queda na ocorrência da praga.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) registrou de outubro até 28 de dezembro 110 focos da doença no Brasil, 41,7% menos que os 189 verificados no mesmo período do ano passado.
Mas, ainda não é possível comemorar, segundo a pesquisadora da Embrapa Soja, Claudine Dinali Seixas. Isso porque é nos meses de janeiro e fevereiro que há a maior incidência de novos casos da doença. Dos 1.419 focos registrados na safra 2005/06, 944 foram nesses dois meses.
De acordo com a pesquisadora, apesar de não haver comprovação científica da relação chuva com a ocorrência da ferrugem asiática, há indicativos de que o ambiente úmido é propício para a proliferação da doença que é causada por um fungo.
A Meteorologia prevê chuva acima da média no mês de janeiro. O normal para esta época do ano na cidade é de 210 milímetros. Já a quantidade estimada em Dourados até o dia 31 é de 300 milímetros.
Em MS, as lavouras estão nas fases de floração (30%) e desenvolvimento vegetativo (70%), apresentando bom aspecto. "Hoje temos 80% das lavouras em bom estado e 20% em situação regular", comentou.
Na safra passada, o MS ficou na segunda colocação entre os estados com maior incidência d e ferrugem asiática no país. Entretanto, até o momento houve uma redução significativa no número de focos. Até agora foram registrados 26 focos, contra os 245 verificados em toda a safra passada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete