30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Produtividade da cana no Estado pode dobrar até 2010

2007-08-27 18:35:00

A produtividade da cultura cana-de-açúcar no Estado de Mato Grosso do Sul deve crescer entre 50% a 100% até 2010. A informação foi dada pelo professor Godofredo César Vitti durante sua palestra com o tema "Fertilização da Cultura de Cana-de-açucar" realizada na manhã desta segunda-feira no Canasul 2007, realizado no Centro de Convenções Ruben Gil de Camillo, na Capital.

"Com a aplicação da adubação adequada, começando com a amostragem e analise de solo, seguida das praticas de corretivas até a aplicação da adubação mineral, teremos altos ganhos de produtividade, entre 50% a 100%", declarou Vitti.

Segundo explica o professor em Adubos e Adubação e Fertilidade do Solo e  Coordenador nacional do Programa de Qualidade de Análise de Folha, o Estado possui características muito positivas para a cultura da cana, como a presença de solos profundos, boa quantidade de chuvas, mas, infelizmente, possui baixa fertilidade nos solos.
"A correção dos solos no Estado exige manejo simples, se for feita uma correta fosfatagem, aumentando a capacidade de absorção de nutrientes das plantas, podemos ter longevidade da cana-de-açúcar para até oito cortes", explica.

Outras vantagens observadas pelo pesquisador, é a oferta e disponibilidade de calcário, do gesso agrícola e da aquisição do fosfato natural reativo. "As práticas que visam aumentar a eficiência da adubação mineral, isto é, a calagem, gessagem, fosfatagem, adubação verde e  adubação orgânica, potencializar o uso da adubação mineral, o que é vantajoso economicamente, já que o mineral é o insumo mais caro, e conseguimos potencializar o seu uso", destaca. Aliados a esses cuidados, o Vitti também lembra da importância da escolha da variedade adequada para a região, obedecendo o correto período de plantio.

"O produtor deve ficar atendo ao correto período de plantio, que ocorre na região entre março e junho e manter o cuidado com as ervas daninhas", e acrescenta, "o macrozonemento ambiental que está sendo elaborado pelo governo do Estado, será fundamental, já que estabelecerá os ambientes aonde as variedades serão mais adequadas, em função do clima e solo", afirma.

Quanto a pesquisa para a melhoria das cultivares e do manejo, dentro das características do Estado, Vitti sugere que o Estado, através da Agraer busque estabelecer parcerias e iniciativas de estudos mais estreitas com a Embrapa e com os centros de pesquisa do Estado de São Paulo. "Tranquilamente até 2010 todas estes avanços tecnológicos e de novas práticas de manejo estão sendo aplicadas e disseminadas no Estado", conclui.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete