19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mundo Novo:Ingresso de gado não anima setor pecuário

2007-08-25 22:39:00

A liberação de ingresso de bovinos e bubalinos, publicada hoje pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), não deve trazer mudanças significativas para o setor pecuário em Mundo Novo. O município, junto com Eldorado e Japorã, sofre restrições desde a descoberta de um foco de febre aftosa em 2005.

“A situação é extremamente difícil. O ingresso não resolve, o problema é sair animais”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Darci Pezenti. Segundo ele, a saída dos animais deveria ser permitida ao menos entre as propriedades, para troca de pasto, pois a vegetação sofre os efeitos da estiagem. Para ele, a portaria tem um único ponto positivo: os produtores poderão pleitear financiamento do governo federal para compra de vaca leiteira.

Mundo Novo está incluída na zona de alta vigilância sanitária entre Brasil e Paraguai, que impôs uma série de restrições, principalmente, quanto a circulação de animais. Em julho, a Iagro liberou o trânsito entre propriedades rurais dentro do município, mas a medida só pode ser aplicada mediante cumprimento de diversas exigências.

“A propriedade para onde o gado será levado deve estar vazia há mais de 30 dias. Situação só encontrada em sete ou oito fazendas”, ilustra. Conforme o secretário, 70% da economia do município dependia da atividade pecuária.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete