15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Audiência pública debate sobre o uso da vinhaça na quinta

2014-11-04 16:01:00

Na quinta-feira (6), produtores rurais, pesquisadores e autoridades se reúnem em uma audiência pública para debater sobre o uso da vinhaça, seus aspectos ambientais e alternativas tecnológicas. A vinhaça é um resídio pastoso que sobra da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol.

O encontro é organizado pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal e a Procuradoria da República em Dourados. Na ocasião, a subprocuradora-geral da República Sandra Cureau estará presente, além de pesquisadores e representantes das empresas sucro-alcooleiras.

A vinhaça tem sido alvo de várias discussões com produtores rurais pois dela surge a mosca do estábulo, que ataca animais podendo os levar a morte. A audiência tem como objetivo, discutir os impactos do uso da vinhaça na fertirrigação, técnica de adubação difundida em MS que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado.

Segundo o MPE, pesquisas apontam que a utilização da vinhaça no solo pode afetar a qualidade das nascentes e das águas subterrâneas, por isso a necessidade de debater opções sustentáveis ao seu uso. A Audiência Pública é aberta ao público e terá início às 13h na sede do MPF em Campo Grande, localizada na avenida Afonso Pena, n. 4.444.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete