23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cultivo de soja transgênica deve ser de 75% em MS

2007-08-18 02:24:00

 plantação de soja transgência em Mato Grosso do Sul deve ocupar 75% da área na próxima safra no Estado, representando um acréscimo de mais 7% em relação a safra anterior, conforme estima o presidente Aprossul (Associação dos Produtores de Semente de Mato Grosso do Sul), Carmélio Romano Roos.

Segundo ele a estimativa é que Mato Grosso do Sul seja responsável por 1.816 milhão de hectares de plantio de soja e que segundo ele, a Monsanto constatou que o Estado produziu na safra passada 68% da produção transgênica.

Roos comentou ainda que a redução na produção americana de soja é um dos principais fatores para a elevação na cotação da saca de 60 quilos de soja em Mato Grosso do Sul, que está girando em R$ 31,90 nos últimos dias, conforme informações do Sima/MS (Sistema Nacional de Informação de Mercado Agrícola de Mato Grosso do Sul).

De acordo com Carmélio, que esteve recentemente nos Estados Unidos, nesta safra a estimativa dos americanos é 76 milhões de toneladas do grão ante a produção de 83 milhões na safra anterior. A redução na área plantada e o aumento mundial no consumo do grão estão refletindo nos preços.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete