22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Bambu: novo negócio sustentável com uso para floresta energética

2014-09-25 12:29:00

O presidente da Associação de Produtores de Bambu (Aprobambu), Guilherme Korte, disse que a cultura é ideal para a recomposição de áreas degradadas. “O bambu enfrentou duas eras glaciais, superou e hoje ocupa 3% das florestas”, frisou Korte. No Brasil, os produtores começaram a conseguir financiamentos públicos e a tendência é de crescimento dos negócios.

De acordo com Korte, a cultura do bambu pode ser utilizada para recompor áreas ao redor dos mananciais e em locais onde ocorram deslizamento de terras pelo País, devido ao seu rápido crescimento. Korte destacou que o bambu pode ser utilizado como cultura complementar, misturando com pinus, eucalipto, hortaliças e grãos. “O bambu está se espalhando pelo País, podendo ser para broto (indústria alimentícia), fibra e biomassa”, disse.

Na China já são colhidas 25 toneladas por hectare. No Brasil há 230 espécies e a Aprobambu está trabalhando para o plantio da cultura para a reposição de reserva legal e Área de Proteção Permanente (APP). “São 16 milhões de áreas degradadas que podem ser usadas no plantio de bambu, mas também em papéis para embalagens, vigas, construção civil em geral, papel, celulose, têxteis e alimentos, além de hélices para geração de energia eólica”, detalhou Guilherme Korte.

O engenheiro agrônomo Osmarino Borges destacou que o grupo João Santos tem mais de 50 mil hectares de bambu plantados e o utiliza nas embalagens de saco de cimento. Para ele, é uma boa alternativa para áreas difíceis no Nordeste. Há espécies que suportam grandes temperaturas. Em 13 anos, são seis ciclos de corte e não necessita de nova plantação, além de o rendimento ser crescente a cada ciclo. “O cultivo de bambu protege o solo contra a degradação, erosão e não necessita de cuidados com pragas”, acrescentou Borges, que plantou 600 hectares para a indústria ceramista. No Maranhão, o plantio consorciado vem sendo feito com arroz e feijão.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete