21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudo mostra como agricultores e consumidores diferem no entendimento de agricultura sustentável

2014-09-22 19:08:00

Ao redor do mundo, consumidores (81%) e agricultores (78%) afirmam que se importam com a sustentabilidade na agricultura. Entretanto, os dois grupos diferem no entendimento do significado de sustentabilidade. Enquanto os agricultores entendem que sustentabilidade é um tema detalhado e multidimensional, os consumidores definem o termo principalmente no contexto de aspectos ambientais. Esta é uma das principais constatações identificadas no mais recente Farm Perspective Study.

Realizado pela segunda vez desde 2011, o estudo analisou as respostas de 2.100 agricultores e 7.000 consumidores em sete países diferentes, sobre as suas percepções de uma série de tópicos relacionados à produção de alimentos. Em comparação aos resultados dos anos anteriores, o estudo revelou como as atitudes em relação à agricultura diferem sensivelmente não apenas entre agricultores e consumidores, mas também de país a país.

O Farm Perspective Study foi realizado no Brasil, na China, França, Alemanha, Índia, Espanha e nos Estados Unidos. A pesquisa foi executada pelo instituto de pesquisa de mercado global Market Probe, sediado na Bélgica, a pedido da multinacional Basf.

Entendimento de sustentabilidade na agricultura

Os consumidores definem a sustentabilidade na agricultura com uma visão relativamente limitada, descrevendo o tema como “ambientalmente correto” (22%) ou a “condição de produzir alimentos suficientes para alimentar a população” (18%). Mundialmente, os consumidores listaram um ou dois pontos quando perguntados sobre o significado de agricultura sustentável. Os agricultores, por outro lado, apresentaram um entendimento mais específico, ainda que complexo, do tema. Eles destacaram aspectos ambientais como “proteção do solo” (40%), “utilização da terra” (27%), “utilização da água” (27%) ou “proteção da biodiversidade” (25%), além de mencionarem aspectos econômicos, tais como “remunerações justas para a agricultura” (25%), como parte da agricultura sustentável.

– Os resultados nos ajudam a entender melhor as percepções diferentes da agricultura sustentável. Agricultores e consumidores não entendem a sustentabilidade da mesma forma e isso faz com que os produtores rurais enfrentem mais desafios para satisfazer as necessidades da sociedade – disse a Dra. Kristina Winzen, vice-presidente global de Comunicação e Relações Institucionais da Divisão de Proteção de Cultivos da BASF.

A importância da sustentabilidade na agricultura é clara para os agricultores e consumidores. Em todos os países participantes do estudo, a vasta maioria dos consumidores (81%) concorda que eles “se preocupam com a sustentabilidade na agricultura”. Quando perguntados sobre as práticas agrícolas específicas, as opiniões de ambos os grupos diferem. Enquanto 82% de todos os agricultores concordaram que a proteção de cultivos é utilizada de maneira responsável, somente 37% de todos os consumidores compartilharam esta opinião.

A percepção das regulamentações para a agricultura

Em nível mundial, 49% dos agricultores concordam que atualmente “existem regulamentações demais aplicadas ao setor agrícola”. Por outro lado, 38% dos consumidores dos países participantes do estudo acreditam que “não existem regulamentações suficientes no setor agrícola”.

Quando observados os resultados por país, a situação se revela bastante diversa. Em países da Europa – França (83%), Alemanha (72%) e Espanha (77%) – os agricultores percebem que há uma pressão considerável imposta por regulamentações agrícolas cada vez maiores. Na Ásia, a percepção é diferente: os agricultores da Índia e da China percebem que há uma falta de leis no setor. Ambos (54% cada) avaliam que mais regulamentações deveriam ser aplicadas.

Maior satisfação com a produção agrícola

Ainda que exista um entendimento comum de que a produção de alimentos esteja se tornando mais desafiadora – devido a expectativas de consumidores cada vez mais exigentes, mercados globalizados e escassez de recursos – 76% de todos os agricultores afirmaram que se sentem satisfeitos com a situação atual da sua profissão (em comparação a 62% em 2011). Os agricultores mais satisfeitos vivem nos Estados Unidos (89%); seguidos pela China (85%) e Índia (75%).

Quando os consumidores avaliam os métodos atuais utilizados para a produção de alimentos em seus países, mais da metade (58%) está satisfeita com a maneira como a agricultura é conduzida. Os consumidores da Alemanha apresentam o grau de satisfação mais alto (68%), seguidos pela Índia (65%) e pelos Estados Unidos (63%).

Perspectiva futura

Em relação ao futuro da sua própria profissão, os agricultores ao redor do globo compartilham expectativas bastante semelhantes. Os agricultores acreditam que seguir as tendências mudará a agricultura nos próximos cinco anos: “os pequenos agricultores desaparecerão” (45%), “regulamentações mais rigorosas” (23%), “melhorias tecnológicas” (22%), “escassez de água” (21%) e “agricultura mais sustentável” (19%).

Clique aqui e leia mais informações sobre a fundamentação, os resultados e os materiais do estudo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete