24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Iguatemi:Audiência pública define nova usina

2007-08-11 22:30:37

A secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMAC) realizou, em Iguatemi, uma audiência pública para apresentar o projeto de instalação da unidade Iguatemi da Usina Naviraí, na fazenda Santa Helena. O evento foi realizado no anfiteatro Salvador Nogueira, ontem, sexta-feira, e contou com participação maciça de diversos segmentos da sociedade e autoridades.

A audiência apresentou o relatório do estudo de impacto ambiental, além das medidas mitigadoras, ou seja, as compensações pelo impacto e os programas ambientais propostos.

A usina Naviraí propõe investir aproximadamente R$ 350 milhões na unidade de Iguatemi, sendo equipada com tecnologia de ponta e auto-suficiente, ou seja, produzirá toda energia necessária para sua atividade.

A estimativa inicial é o processamento de cerca de 12 mil toneladas de cana-de-açúcar por dia e a geração de 2200 empregos.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL- Além da aprovação do empreendimento, a maior conquista da Audiência Pública foi protagonizada pelo advogado da prefeitura, Geones Miguel Ledesma Peixoto. Ele conseguiu fazer com que o grupo empreendedor, Infinity Bio-Energy, assumisse o compromisso de investir 100% do valor destinado à compensação dos impactos ambientais causados, que é de 0,5% do valor do empreendimento, cerca de R$ 1,6 mi, no município.

A proposta do grupo era investir apenas 20% em Iguatemi e o restante em outras localidades. Segundo Geones, quem sofre o impacto ambiental é o município de Iguatemi. “Então, nada mais justo que todo esse valor venha para o município”, justificou. Sua proposição foi aceita e, com o parecer favorável do Imasul, a empresa empreendedora se comprometeu a alterar o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) e aplicar todo o recurso no município.

Segundo o prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, “o evento foi de uma grandiosidade digna da cidade de Iguatemi, pois esse empreendimento vem para resgatar nossa auto-estima, que estava baixa em decorrência dos problemas advindos com a crise da aftosa, e também nos devolver o orgulho de ser iguatemiense”, disse. Ele afirmou ainda que a instalação da usina traz uma nova perspectiva de vida para o município ao abrir uma diversificação da nossa economia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete