19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Naviraí e Itaquiraí registram focos da ferrugem asiática

2007-01-05 01:47:00

Com a confirmação de oito novos focos de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul, o Sistema de Alerta da Embrapa Soja já registrou 33 casos da doença nas lavouras do Estado durante a safra 2007/2008. Hoje, dois novos casos foram relacionados, nas cidades de Caarapó e Ponta Porã, ambos em lavouras comerciais. Porém, a doença apresentou maior evolução em Itaquiraí, que entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro registrou quatro casos. Até então, o município não apresentava focos da doença. As incidências confirmadas pela Embrapa Soja referem-se a amostras coletadas em outubro.
Conforme a Embrapa Soja, o Brasil somou hoje 159 focos de ferrugem asiática confirmados, com a maior parte das notificações recentes (entre ontem, 2, e hoje) sendo referentes a plantações comerciais do Paraná, em especial da cidade de Toledo – com dez casos.
O município de Chapadão do Sul ainda concentra o maior número de notificações (oito), seguido de Itaquiraí, com quatro. Dourados e Naviraí possuem três notificações, enquanto Antônio João, Ponta Porã e Sidrolândia possuem dois focos confirmados em cada município. Laguna Caarapã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Fátima do Sul, Paranhos e Maracaju possuem um foco cada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete