24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Surto da mosca-de-estábulo assusta produtores rurais

2014-08-20 21:02:00

Produtores rurais de Fátima do Sul (MS) estão preocupados com o proliferamento da mosca-de-estábulo na região. O inseto suga o sangue dos animais como cavalos, cachorros e gado, causando-lhes feridas nas orelhas e transmitindo doenças.

Segundo o portal Em Foco MS, vários produtores da região estão tendo prejuízos com os ataques. É o caso de Nivaldo do Nascimento Lopes, que tem seis hectares. Ele disse que há 20 anos está trabalhando em sua propriedade e nunca teve um problema semelhante. Nivaldo relatou que não estava conseguindo nem fazer a ordenha da vaca, por causa da grande infestação das moscas.

Isso ocorre porque na região de Fátima do Sul possui várias usinas de açúcar e álcool. O lançamento de vinhoto na lavoura gera um substrato favorável à proliferação da mosca-de-estábulo, que agora se reproduz sem controle.

A Câmara de Vereadores do município promoveu este mês debates sobre a questão, inclusive levantando a possibilidade da criação de uma lei que delimita as áreas de plantio da cana-de-açúcar no município.

Segundo o Vereador Luiz Cordeiro, que acompanha a questão, está marcada uma audiência com a promotoria informar a situação e debater possíveis medidas a serem tomadas. Ele disse que o problema pode ser resolvido pelos proprietários das usinas, com um sistema de tratamento de vinhoto que, segundo ele, foi realizado com sucesso pela usina de Sonora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete