19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Dia de Campo apresentará novas cultivares de trigo para MS

2007-08-09 15:28:37

Na próxima terça-feira, dia 14, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e parceiros realizam em Dourados-MS, um dia de campo sobre a cultura do trigo. O evento acontece na Embrapa Agropecuária Oeste, localizada na BR 163, Km 253,6, a partir das 7h30.

A abertura do dia de campo ocorre com uma palestra do pesquisador da Embrapa Cláudio Lazzarotto, que apresentará as novas cultivares de trigo para a região. BRS 220, BRS 248, BRS 208, BRS 210, BRS 229, BRS Pardela e BRS Tangará estarão à mostra dos participantes, inclusive nos experimentos a campo.

Com altura de planta variando entre 90 cm (BRS 248) e 74 cm (BR 210), as novas opções de cultivo apresentam em sua maioria resistência ao acamamento, tolerância ao alumínio e moderada susceptibilidade à germinação pré-colheita, além de alto potencial de rendimento e excelente classificação comercial.

Lazzarotto esclarece que “cada cultivar tem sua característica e o produtor é quem vai escolher qual plantar. Ele que decide dentro dos seus objetivos”.

Cenário – na programação do dia de campo haverá ainda espaço para visitas ao campo e debate no painel sobre “Novos cenários para a cultura do trigo”, moderado por Lazzarotto e com a presença dos técnicos e especialistas Maurício Peralta – Cooagri, Gilberto Darci Bernardi – Aeagran, Ivan Barbosa Lopes – Banco do Brasil S/A e Euclides Maranho – Embrapa.

“A triticultura estava precisando de um estímulo e isso está acontecendo agora”, revela o pesquisador Cláudio Lazzarotto. Ele explica que há tempos o cenário nacional e internacional não era tão favorável para o cultivo do trigo. “Depois de muitos anos, desde 1990, nunca tivemos uma condição econômica tão boa, motivada, principalmente, pelo baixo estoque internacional do trigo. Associado a isso, a Argentina, nosso maior exportador, sofreu uma queda de produtividade e sua recuperação será a longo prazo. Essa é a hora. O trigo brasileiro encontrará bom preço e fácil comercialização”, incentiva.

Os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná produzem 90% do trigo brasileiro. Com o enorme avanço da pesquisa, a produção vem abrindo novos espaços que pode ser aproveitada pelos principais consumidores mundiais – China, Índia, Rússia, União Européia e Turquia; e pelos brasileiros, que consomem anualmente, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dez milhões de toneladas de trigo.

O Dia de Campo conta também com a realização da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), da Cooperativa Agropecuária do Centro-Oeste (Copacentro), da Cooperativa Agropecuária e Industrial Ltda. (Cooagri) e do Banco do Brasil S/A.

Mais informações: (67) 3425-5122. Embrapa Agropecuária Oeste – Dourados/MS.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete