18.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Pecuaristas são vítimas do ”golpe da compra”

2007-08-08 17:56:37

     Não bastassem as dificuldades que a pecuária mato-grossense enfrenta, os criadores, especialmente os ovinocultores, têm mais um problema para se preocupar. O golpe do cheque roubado que está sendo aplicado no Estado. Membros de uma quadrilha especializada nesse tipo de golpe chegam nas propriedades para comprar animais e se apresentam como pessoas bem relacionadas. Mencionam nomes conhecidos do proprietário e acabam ganhando a confiança do produtor. Ao efetuar o negócio o pagamento é feito através de cheque. Mas, quando o criador vai ao banco descobre que o cheque é roubado e que ele foi mais uma vítima. O golpe está sendo aplicado com mais freqüência nas últimas semanas e está sendo investigado pela polícia.
     
     Os criadores de carneiros são as principais vítimas. Segundo o presidente da Associação de Ovinocultura de Mato Grosso (Ovinomat), Antônio Carlos Carvalho de Sousa, os bandidos conseguem levar os animais sem a retirada da GTA – Guia de Trânsito de Animal e deixando um cheque como pagamento. Algumas horas depois, eles ligam para o pecuarista alegando que foi assaltado e que seu talão de cheques foi roubado, por isso foi obrigado a sustar todos os cheques emitidos. No entanto, eles tranqüilizam o proprietário dizendo que em 24 horas um outro cheque será entregue como pagamento. Enquanto o produtor aguarda, os bandidos ganham tempo para transportar os animais roubados para outra região do Estado, sem deixar pistas.
     
     “Vários criadores já foram vítimas desta quadrilha, por isso nós alertamos para que os pecuaristas fiquem atentos e não façam negócios com pessoas desconhecidas. Para maior segurança os criadores, ao negociar o rebanho podem buscar informações sobre os compradores junto a Ovinomat para evitar transtornos”, disse Antônio Carlos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete