13.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Instabilidade climática em MS caracterizou a safra da soja

2014-05-17 09:52:00

Dados divulgados pela Fundação MS durante a apresentação de resultados de pesquisas sobre a safra de soja 2013/2014 revelaram que a produção da oleaginosa no Estado foi caracteriza, principalmente, pela instabilidade climática. As regiões de Caarapó e Amambai, por exemplo, foram as mais prejudicadas por causa da seca e granizo.

A fundação informou que foram conduzidos 23 ensaios de avaliação de cultivares de soja. O estudo apontou que as melhores condições climáticas ocorreram em São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Maracaju e Sidrolândia.

O pesquisador de fitotecnia soja, Carlos Pitol, ressaltou que o ano foi favorável para altas produtividades nessas regiões. Em Maracaju, por exemplo, os sojicultores que iniciaram o plantio em 11 de outubro de 2013 conseguiram colher até 81,3 sacas de soja convencional por hectare, neste caso, a BRS 284.

Apesar de não ser nova, a variedade é citada por conta de sua boa produtividade em algumas regiões do Estado. Conforme a fundação, ela apresenta crescimento indeterminado e, por ter um ciclo mais rápido, viabiliza a semeadura do milho safrinha, além de ser resistente a seca e ao nematoide de galha, conhecido como Meloidogyne javanica.

A pesquisa ainda trouxe os cultivares de soja intacta como destaque. Os ciclos podem variar de 97 a 106 dias e as variedades chegam a render de 70 a 74,5 sacas por hectare em Campo Grande. Da mesma forma, exemplares de soja geneticamente modificadas renderam bons resultados na região central do Estado, com uma média de 67 sacas por hectare.

Apesar de a soja ser reconhecida como uma cultura tolerante a seca, algumas perdas de produção são significativas quando há falta de umidade no solo. “Principalmente na região centro-sul, onde o clima se caracteriza com frequentes veranicos e estiagens, a cultura pode ter sua produtividade comprometida. Por isso a importância do plantio direto”, avaliou Pitol.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete